[videopub:http://spvd.i.xl.pt/Yuug3dZUOnD9IRYlKUj6.jpg|http://spvd.v.xl.pt/Yuug3dZUOnD9IRYlKUj6.mp4|290|240]
A Record Masters Cup de futsal, que juntará em Lisboa os campeões portugueses, Benfica, e espanhóis, Inter Movistar, para além do Sporting, vice-campeão nacional, e do Barcelona, vice-campeão europeu, foi apresentada esta terça-feira na capital portuguesa.
Record é o jornal oficial da prova que vai disputar-se a 22 e 23 de agosto no pavilhão MEO Arena, juntando três campeões da UEFA Futsal Cup, Benfica, Barcelona e Inter Movistar, bem como o Sporting, formação com mais títulos de campeã nacional (12) e que em abril organizou a ultima competição europeia, precisamente no MEO Arena.
Na luta, o clube de Alvalade caiu aos pés do FC Barcelona na meia-final, num jogo que bateu recorde de assistência numa fase final da UEFA de futsal, com 12.500 espetadores.
Na conferência de apresentação da competição, Paulo Faria, administrador da empresa que organiza o evento, considerou a Masters Cup "um torneio de abertura", que vai contar com a presença das "melhores equipas da península ibérica".
"A Masters Cup é um torneio de pré temporada, de abertura, mas temos as melhores equipas da península ibérica, que irão certamente proporcionar um grande espetáculo", disse Paulo Faria.
Para o mesmo responsável, "o mais difícil está feito", pois "do sonho à realidade foi menos de um ano e este projeto demonstra a grandeza dos clubes presentes e de todas as entidades que apoiaram esta organização".
Na apresentação da competição, marcaram presença os treinadores de Benfica, Joel Rocha, e Sporting, Nuno Dias, para além dos capitães de ambas as equipas, Gonçalo Alves, os encarnados, e João Benedito, dos leões.
Para o treinador do Benfica, será muito importante disputar uma competição bem organizada, onde quer "honrar e dignificar todas as entidades envolvidas", não esquecendo o aspeto competitivo, onde a qualidade "está assegurada".
"Queremos honrar e respeitar a história do Benfica, de Lisboa e dignificar todas as entidades envolvidas. Com estas quatro equipas, a qualidade está mais que assegurada, quer em termos de clube, seja de massa adepta. Será um torneio de excelência, não tenho a duvida que ritmo intensidade não vão faltar. Estas duas equipas portuguesas não ficam nada a dever às equipas espanholas", afirmou.
Nuno Dias, treinador dos verde e brancos, sublinhou que na pré temporada o aspeto competitivo nem sempre é o mais importante, mas deixou claro que quem está no Sporting "os objetivos passam sempre por vencer".
"Nestas alturas [de pré temporada] preocupamo-nos um pouco mais com os aspetos ligados aos novos elementos da equipa e às ideias de jogo. No entanto, temos a responsabilidade de encarar estes jogos e este torneio com a máxima qualidade que podemos trazer e no Sporting, os objetivos passam sempre por vencer. É hora de trabalhar mais para as equipas portuguesas e deixar de dizer que os outros são melhores", assinalou.
Os capitães das duas equipas lisboetas mostraram a mesma ideia relativamente a uma competição que, para Gonçalo Alves, faz crescer os jogadores, pois "este tipo de jogos fazem falta", enquanto para João Benedito, esta prova será para vencer, num grupo de equipas "da elite do futsal europeu e mundial".
Para além de Sporting e Benfica que contam com a presença de vários internacionais portugueses no plantel, também o Inter Movistar, atual campeão espanhol, tem na sua equipa dois portugueses, Cardinal e Ricardinho, jogadores que, embora não estando presentes na conferência, deixaram uma mensagem apelando ao apoio e presença no pavilhão de todos os adeptos da modalidade.