A África do Sul pretende candidatar-se à organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036 ou 2040, anunciou hoje a ministra da Presidência sul-africana, Khumbudzo Ntshavheni, sem especificar qual poderá ser a cidade-sede.
Trata-se de um "compromisso preliminar e exploratório", explicou a ministra sul-africana em conferência de imprensa.
O país, que em 2010 se tornou o primeiro do continente africano a acolher um Campeonato do Mundo de futebol, vai iniciar um diálogo com o Comité Olímpico Internacional (COI).
A Cidade do Cabo já se tinha candidatado à organização dos Jogos Olímpicos de 2004, que acabariam por ser atribuídos a Atenas, numa votação realizada em 1997.
A África do Sul é também candidata à organização de um Grande Prémio de Fórmula 1 no circuito de Kyalami, perto de Joanesburgo, a partir de 2027, bem como de um Campeonato do Mundo de críquete.
"O Governo está convencido de que a África do Sul está pronta e tem capacidade para receber os Jogos Olímpicos, tendo em conta as infraestruturas existentes e o facto de os investimentos necessários para as modernizar não serem elevados", afirmou Ntshavheni.
Em julho passado, o ex-presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que o organismo tinha um "número de dois dígitos" de países interessados nos Jogos Olímpicos de verão de 2036 e 2040, incluindo Índia, Coreia do Sul, Turquia, Hungria e Qatar.
A escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2036 será um dos primeiros grandes projetos da nova presidente do COI, Kirsty Coventry, que assumiu o cargo a 23 de junho deste ano, em substituição de Thomas Bach.
Desde o novo procedimento de atribuição dos Jogos Olímpicos, inaugurado com a entrega, em 2021, do evento de 2032 a Brisbane, na Austrália, os pretendentes já não precisam de se apresentar publicamente, mas sim de conduzir discussões amplamente confidenciais com o COI até à aprovação final.
Por LusaÁguia batem leões no João Rocha e cimentam liderança na Champions só com vitórias
Luso-brasileiro chegou à Luz em 2018
Evento foi apresentado esta quinta-feira
Leões perdem em casa diante do Benfica para a Champions
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo
A fazer uma pausa sabática, em nome da saúde mental, treinador admite que a família sofreu com a carreira dele, que tem muitas históricas para contar
Rumores e confirmações nos principais campeonatos