_

Comité Olímpico de Portugal espera "diálogo construtivo" com António José Seguro

Fernando Gomes defende "políticas que vejam além do pódio" para o desporto em 2026
• Foto: Lusa/EPA

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, felicitou esta segunda-feira António José Seguro pela eleição como Presidente da República, esperando "um diálogo construtivo em torno de prioridades comuns".

Numa mensagem enviada hoje, a que a Lusa teve acesso, Fernando Gomes transmitiu "as mais sentidas felicitações" pela vitória nas eleições de domingo, que "marca o início de um novo ciclo institucional, num momento em que a coesão, a confiança e a visão estratégica serão determinantes para o futuro do país".

PUB

"O COP coloca-se por isso, desde já, à disposição de vossa excelência para um diálogo construtivo em torno de prioridades comuns, que dignifiquem Portugal e valorizem quem pratica, quem forma atletas e quem dirige o desporto no nosso pais", lê-se.

Considerando que "servir Portugal exigirá muito equilíbrio, diálogo e capacidade de agregar", Gomes diz que o movimento olímpico partilha com Seguro "valores que são também valores constituintes da República: o respeito pela pessoa humana, a igualdade de oportunidades, a ética e a solidariedade social".

PUB

"Acreditamos que o desporto é um poderoso instrumento de educação, saúde pública e coesão territorial, podendo e devendo integrar as políticas transversais que promovem o bem-estar coletivo", referiu.

António José Seguro foi eleito no domingo Presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias, de oito municípios.

André Ventura obteve mais de 1,7 milhões de votos.

PUB

O Presidente da República eleito alcançou uma percentagem próxima dos 67%, enquanto o líder do Chega superou os 33%.

A tomada de posse do novo chefe de Estado realiza-se a 09 de março.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Modalidades Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB