Portugal parte hoje para São Tomé e Príncipe com uma comitiva de 75 pessoas (atletas, treinadores e juízes) que vão participar na 11ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP. A participação portuguesa na prova, que é destinada a atletas de escalões juvenis, foi preparada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e o seu presidente, Carlos Paula Cardoso, lembrou a Record a importância deste evento no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
"Estes são uns Jogos muito especiais, na medida em que para além da parte competitiva, eles têm uma componente cultural e isso não pode ser ignorado dentro daquilo que são os nossos objetivos: a confraternização de um grupo de jovens que representam centenas de milhões de pessoas que falam a nossa língua", sublinha. Os objetivos, claro, passam também por obter bons resultados e muitas vitórias. "Portugal tem sido um dos dominadores. Estamos a falar de jovens, não há referências de provas anteriores, mas acredito que vamos estar bem", prosseguiu.
O presidente da CDP garante que a missão foi bem preparada e conduzida: "Costumamos estar na organização, como em 2012, mas esta missão foi bem preparada. Houve total colaboração do Governo, das entidades e não houve qualquer desentendimento na preparação."
Por José MorgadoProva decorre até domingo, em Zadar, na Croácia
Pablo Urdangarin convocado numa lista que tem três jogadores do Sporting e um do Benfica
Equipa do Sporting conquistou o título em San Juan, na Argentina
FC Porto e Benfica entra em ação esta terça-feira nas provas europeias
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional