Portugal apurou-se hoje para os oitavos de final do Europeu feminino por equipas de ténis de mesa, ao vencer a República Checa (3-1), esperando pelo desfecho do quadro masculino, após a derrota com a Inglaterra (3-2).
Em Zadar, na Croácia, as lusas mantiveram o pleno vitorioso no Grupo D com triunfos de Fu Yu e Jieni Shao perante Hana Matelova (3-0 e 3-2), tendo a segunda derrotado ainda Veronika Polakova (3-1), por entre um desaire de Matilde Pinto com Karin Grofova (3-2).
Portugal chegou aos quatro pontos e garantiu o primeiro lugar, após ter entrado a vencer face à Bélgica (3-1), que decidirá a outra vaga com a República Checa, ambas um ponto.
Na vertente masculina, João Geraldo ainda se impôs perante Samuel Walker (3-1) e Tom Jarvis (3-2), mas essa dupla bateu Tiago Abiodun (0-3 e 1-3), sendo que, pelo meio, João Monteiro perdeu com Paul Drinkhall (1-3), consumando o desaire luso frente à Inglaterra.
Numa 'poule' em que os dois primeiros classificados acedem à fase a eliminar, Portugal segue na liderança do Grupo D, com três pontos, resultantes da vitória inaugural sobre a Grécia (3-1) e da derrota com a Inglaterra, enquanto os britânicos acumulam dois e os helénicos um, mas contam menos um encontro, que disputarão entre si na quarta-feira.
A 44.ª edição do Europeu de ténis de mesa decorre até domingo, em Zadar, na Croácia, sendo que, na vertente por equipas, o conjunto masculino português já arrebatou uma medalha de ouro (2014), como anfitrião, duas pratas (2017 e 2019) e dois bronzes (2011 e 2023), enquanto a seleção feminina tem uma prata (2019) e dois bronzes (2021 e 2023).
Por LusaProva decorre até domingo, em Zadar, na Croácia
Formação masculina perdeu na 2.ª jornada e adia contas
Seleção masculina e feminino vencem na jornada inaugural na Croácia
Selecionador português, Mário Pedro Couto, assume objetivos claros
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional