A Seleção portuguesa de pentatlo moderno regressa este fim de semana às Caldas da Rainha para iniciar o estágio de preparação para o Campeonato Europeu de sub-19, depois de manter intactos os objetivos traçados para a participação dos atletas nacionais nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.
No passado fim de semana, os portugueses voltaram a mostrar argumentos para ombrear com a elite europeia da modalidade, ao registar resultados bastante promissores na qualificação europeia de sub-19.
No sector masculino, Hugo Morais (ECCPM Caldas da Rainha) foi o melhor português em prova, conquistando a oitava posição, entre 37 atletas de 16 países, seguido por Vasco Coelho (AONDA Azeitão), no 15.º lugar, Eduardo Oliveira (ADBA Leiria), em 28.º lugar, e Ricardo Febra (ADBA Leiria), que concluiu a prova no lugar 35.
Já no sector feminino, coube a Margarida Cardoso (AONDA Azeitão) a melhor classificação entre as portuguesas, ao fechar a prova no 24.º lugar. Juliana Guerreiro (PCC Covilhã), na 30.ª posição, Carlota Rezendes (ECCPM Caldas da Rainha) no lugar seguinte e Raquel Cardoso (PMP Pataias), com o 32.º lugar fechou a participação lusa.
A Qualificativa Europeia de pentatlo moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude apurou diretamente os três primeiros classificados de cada prova: Giorgio Malan (Itália), Egor Gromadskii (Rússia) e Kamil Kasperczack (Polónia), respetivamente, ocuparam os três primeiros lugares do pódio masculino; enquanto na priva feminina o pódio foi conquistado pela húngara Michelle Gulya, em 1.º lugar, seguida pela espanhola Laura Heredia e por Beatrice Mercuri, de Itália.
O processo de luta pela qualificação para os JO da Juventude vai agora continuar em 2018, com o apuramento direto de mais seis atletas por género no Campeonato do Mundo (que se disputará em Portugal, em Abril, na cidade de Mafra) e, por fim, após a atribuição dos lugares nas restantes qualificativas continentais e de wildcards, as últimas seis vagas serão atribuídas aos atletas melhor colocados no ranking mundial que não tenham sido ainda apurados por uma das vias anteriores.
A cota de atletas para os Jogos Olímpicos da Juventude é de apenas 24 atletas por género e apenas um atleta por país pode ser qualificado, em cada género.
Por João LopesCerimónia realiza-se a 6 de fevereiro do próximo ano, no Estádio Giuseppe Meazza
Base dos Golden State ultrapassa Michael Jordan
Antigo conselheiro da Red Bull diz que os últimos anos com o ex-chefe de equipa "ficaram marcados por jogadas sujas"
Autarquia propôs à Parpública ficar a gerir o Circuito Estoril por 12,5 milhões de euros, por um prazo de até 75 anos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo