A campeã olímpica Rosa Mota e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, vão integrar a Comissão Executiva de Fernando Gomes no Comité Olímpico de Portugal (COP) caso este seja eleito, foi hoje anunciado.
Campeã olímpica da maratona em Seul 1988 e bronze quatro anos antes, em Los Angeles, Rosa Mota foi vice-presidente do COP nos dois primeiros mandatos de José Manuel Constantino, que presidiu ao organismo desde 2013 até à sua morte, em agosto de 2024.
Fernando Gomes escolheu Leandro Silva como presidente do Conselho Fiscal - o atual presidente da Assembleia Geral da federação de triatlo manterá, assim, a função que exerceu nos últimos mandatos sob a liderança de Constantino - e Tiago Brandão Rodrigues como presidente da Comissão de Ética, naquele que será o regresso do ex-ministro da Educação ao COP, depois de ter sido Adido da Missão Portuguesa a Londres 2012.
"Estas escolhas reforçam o meu compromisso em reunir as melhores competências para impulsionar o movimento olímpico, combinando a inspiração e a notoriedade mundial da nossa campeã olímpica Rosa Mota; a capacidade de Domingos Castro, que participou ao mais alto nível em quatro Jogos Olímpicos; o conhecimento financeiro e de gestão de Leandro Silva; e a experiência que só alguém que esteve nos bastidores olímpicos e já tutelou o Desporto, como Tiago Brandão Rodrigues, pode oferecer", enalteceu.
Em comunicado, o antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nota que "estes reconhecidos profissionais", juntamente com outros que serão conhecidos na quinta-feira, quando formalizar a entrega da sua lista, "constituem uma equipa credível, experiente e de confiança para colocar sempre os atletas no centro das decisões, ajudar as federações a crescerem e transformar o COP num exemplo de excelência".
Fernando Gomes já tinha revelado que a atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, será secretária-geral do organismo caso seja eleito.
A formalização da entrega da candidatura à Comissão Eleitoral será feita na quinta-feira, pelas 16:30, na sede do COP, em Lisboa, pelo próprio Fernando Gomes e pela mandatária Ana Figueiredo.
Os dois entregarão a Vasco Lynce a composição integral da lista e as subscrições de todas as federações olímpicas que já formalizaram o apoio à candidatura.
Fernando Gomes é um dos três candidatos anunciados à presidência do COP, juntamente com os antigos secretários de Estado do Desporto Laurentino Dias e Alexandre Mestre.
As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.
Por LusaEm causa uma emboscada a cinco adeptos do FC Porto, após um jogo de hóquei em patins entre as duas equipas
Treinador do V. Guimarães recorda feito mas também a difícil transição após carreira de atleta
Cerimónia realiza-se a 6 de fevereiro do próximo ano, no Estádio Giuseppe Meazza
Base dos Golden State ultrapassa Michael Jordan
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo