A seleção portuguesa feminina de sub-17 empatou este sábado a 29-29 com a Macedónia do Norte, no fecho da fase de grupos do Europeu, a decorrer em Podgorica, no Montenegro, desperdiçando uma vantagem que chegou aos seis golos.
Portugal, relegado para a fase intermédia com as derrotas averbadas nas duas primeiras jornadas frente à Eslováquia (31-26) e Alemanha (27-25), chegou ao intervalo a vencer por 15-10, aumentou a vantagem para seis golos que manteve até aos 18-12, após o que a Macedónia do Norte 'pegou' no jogo.
A seleção portuguesa, depois de ver a aproximação das macedónias com um parcial de 3-0 (18-15), ainda voltou à margem de cinco aos 20-15, que aos poucos foi perdendo, muito por culpa do desacerto ofensivo e do aumento de eficácia do adversário.
A Macedónia do Norte, igualmente afastada da fase principal também com duas derrotas na duas primeiras rondas do Grupo B, reduziu para a diferença mínima aos 21-20, com três golos consecutivos, e passou para a frente aos 23-22, novamente com um parcial de 3-0.
Maria Lopes e Beatriz Barros voltaram a colocar a seleção portuguesa na liderança, aos 24-23, naquele que foi o último momento em que esteve à frente no marcador, após o que correu sempre atrás de anular a vantagem mínima da Macedónia do Norte.
O empate a 28-28 foi alcançado por Catarina Bernardino, a 18 segundos do fim do encontro, que se traduziu na conquista do primeiro ponto para cada uma das seleções no Grupo B.
Bianca Lima, com cinco golos, eleita a jogadora mais valiosa (MVP), Rita Vieira, também com cinco, foram as portuguesas em destaque na concretização, enquanto na Macedónia do Norte esse papel pertenceu a Taida Berovikj, com seis.
No outro encontro da última jornada do Grupo B, que definia as duas primeiras posições, Eslováquia e Alemanha empataram a 21-21, terminando, respetivamente, em primeiro e segundo, ambas com cinco pontos. Portugal fechou em terceiro e Macedónia do Norte em quarto, ambos com um ponto.
Portugal e Macedónia do Norte vão disputar a fase intermédia integrados no Grupo J, que vai cruzar com o terceiro e quarto classificados do Grupo A, respetivamente Suécia e Turquia. A primeira jornada do Grupo J decorre na segunda-feira com os jogos Portugal-Suécia e Macedónia do Norte-Turquia.
Por LusaLeões cederam por por 33-29 no reduto do Füchse
Fuchse mais forte continua imparável com o pleno de vitórias no Grupo A
Guarda-redes dos leões André Kristensen é cobiçado pelos alemães do Flensburg-Handewitt
FC Porto é surpreendido em casa pelo Elverum mas continua com boas hipóteses de seguir em frente
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011