Os Nacionais de clubes de pista curta disputam-se este fim de semana em Braga, depois de para esta cidade terem sido transferidos devido aos estragos provocados pela tempestade Kristin na Expocentro, em Pombal. Espera-se mais um dérbi intenso na luta pelos títulos, com o Benfica a liderar o favoritismo em masculinos e o Sporting em femininos, estando, de resto, na defesa dos respetivos títulos.
Mas será uma competição que, à partida, já está sob alguma tensão, depois do sucedido esta semana com a velocista das águias Arialis Martínez, desqualificada de uma prova no CAR do Jamor, organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa, e que serviria para a obtenção do passaporte para os Mundiais de pista coberta, em março.
Ao que o nosso jornal apurou, o Benfica avançou com protesto face à desqualificação por alegada falsa partida, baseando o fundamento não no facto de a sua atleta ter cometido ou não falsa partida, mas no processo que levou a essa decisão, justificando com o incumprimento do regulamento da World Athletics. Entre outras falhas, no facto de havendo falta partida, a prova teria de ser automaticamente parada, o que não aconteceu. A eliminatória dos 60 metros decorreu normalmente até ao fim e só posteriormente Arialis Martínez, que venceu com 7,18 segundos, tempo que lhe daria a qualificação para o referido Mundial, seria desqualificada, ficando ainda impedida de ir à final.
A luso-cubana está inscrita para os Nacionais – a prova dos 60 metros é hoje –, faltando saber até que ponto o que se passou no Jamor a afetará.
Em femininos a hegemonia tem pertencido ao Sporting (29 triunfos em 32 edições), liderando também os leões em masculinos, com 19 vitórias, contra 13 do Benfica.
Benfica apresenta-se após polémica com Arialis Martínez
Prova estava marcada para dia 22 de fevereiro
Norte-americano tem lesões recorrentes
A suíça Audrey Werro foi a vencedora da prova
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Vitória na final (1-1 e 8-7 por pontapés da marca de penálti) diante do Al-Muharraq de Nandinho