Rui Pinto foi sexto no Nacional de corta-mato, em Vale de Cambra, resultado que, segundo o atleta, impediu o Sporting de revalidar o título coletivo, conquistado pelo Benfica, que não vencia desde 2015.
O atleta, de 29 anos, que se transferiu esta época para o Sporting, disse que foi prejudicado. "Na parte final houve um engano de vários atletas. Mandaram-me para o lado errado. A fita estava levantada, nem tive a perceção que devia ir para a reta da meta e quando dei por ela já era tarde", disse-nos Rui Pinto, que visa a federação. "Foi uma organização lamentável. Desde a 1ª volta que tivemos sempre de dobrar os atrasados. Foi um espetáculo pouco agradável de se ver, não dava para perceber quem ia à frente e mesmo para os atletas foi difícil de controlar, pois não tínhamos a perceção do que estava a acontecer".
Rui Pinto refere que o engano no percurso na parte final "comprometeu o título coletivo e a possibilidade de eu lutar pelos lugares do pódio".
O Sporting apresentou protesto, mas não deu os seus frutos. "O delegado reconheceu que as coisas não deveriam ter sido feitas daquela forma, mas ninguém assumiu os erros", frisou o atleta, para quem a "postura da federação é lamentável, pois ninguém pediu desculpas, nem mesmo depois de um vídeo mostrar a confusão do engano".
Rui Pinto esclarece, de resto, que a polémica nada tem a ver com o triunfo do Benfica, onde esteve nove anos. "Aproveito para dar os parabéns a todos os atletas, de todas as equipas, que se apresentaram a um nível elevado", frisou, apontando agora baterias para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que vai ter lugar no Jamor, em fevereiro.
Inscrições a mais
A federação esclareceu que "foram realizadas mais inscrições e participações do que era expectável", e que na impossibilidade de alterar o programa-horário, "foi realizado um esforço para tornar o percurso mais largo e possibilitar ultrapassagens sem dificuldade".
Quanto ao protesto apresentado pelos leões, refere a FPA que "o júri de apelo analisou o mesmo e deliberou, cumprindo as funções que são da sua exclusiva competência".
Por Ana Paula MarquesFoi subscrita por mais de 12 mil pessoas
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Campeã olímpica de 67 anos terminou a corrida em 17 minutos e 10 segundos
Entrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Glen De Boeck tinha 54 anos
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Qatar Sports Investments anunciou aquisição do Eupen, da 2.ª liga daquele país