Depois do Breaking2 e do INEOS 1:59 (ambos na maratona), a Nike lançou esta quarta-feira mais um ambicioso desafio: o Breaking4 na milha feminina. A atleta estrela deste desafio será a queniana Faith Kipyegon, já detentora do recorde mundial da distância, com 4:07.64. O palco do desafio, que deverá ser realizado a 26 de junho, será o Stade Sébastien Charléty, a casa do Meeting de Paris da Liga Diamante, que já viu dois recordes mundiais da própria Kipyegon (1.500m e 5000m).
Contudo, desta vez a marca obtida não deverá contar como recorde mundial (se acontecer...), já que é provável que todo o evento seja realizado um pouco à imagem dos outros dois, com lebres rotativas e, eventualmente, sapatilhas diferentes das que podem ser usadas em provas de pista.
Por referência, o recorde mundial da milha feminino está em 4:07.64 minutos, o que obrigaria a um corte brutal de cerca de 2 segundos por volta. No fundo, teria de fazer todas as voltas abaixo dos 60 segundos... 4 vezes.
Faith Kipyegon, de 31 anos, é a atual campeã olímpica dos 1.500 metros e vicecampeã dos 5.000 metros. Este ano vai abrir a sua temporada no Meeting de Xiamen da Liga Diamante, no qual estarão presentes três portugueses: Mariana Machado (5.000 metros), Jessica Inchude (peso) e Tiago Luís Pereira (triplo salto).
Aposta para os Jogos Olímpicos é clara
Atleta do salto em comprimento esteve cerca de ano e meio como individual
Maratonista junta-se a Carlos Lopes e Susana Feitor
Presidente da Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo sobre as taxas impostas pela Federação
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record
Rumores e confirmações nos principais campeonatos