Queniana é a recordista mundial e terá de tirar quase 8 segundos ao seu registo
Depois do Breaking2 e do INEOS 1:59 (ambos na maratona), a Nike lançou esta quarta-feira mais um ambicioso desafio: o Breaking4 na milha feminina. A atleta estrela deste desafio será a queniana Faith Kipyegon, já detentora do recorde mundial da distância, com 4:07.64. O palco do desafio, que deverá ser realizado a 26 de junho, será o Stade Sébastien Charléty, a casa do Meeting de Paris da Liga Diamante, que já viu dois recordes mundiais da própria Kipyegon (1.500m e 5000m).
Contudo, desta vez a marca obtida não deverá contar como recorde mundial (se acontecer...), já que é provável que todo o evento seja realizado um pouco à imagem dos outros dois, com lebres rotativas e, eventualmente, sapatilhas diferentes das que podem ser usadas em provas de pista.
Por referência, o recorde mundial da milha feminino está em 4:07.64 minutos, o que obrigaria a um corte brutal de cerca de 2 segundos por volta. No fundo, teria de fazer todas as voltas abaixo dos 60 segundos... 4 vezes.
Faith Kipyegon, de 31 anos, é a atual campeã olímpica dos 1.500 metros e vicecampeã dos 5.000 metros. Este ano vai abrir a sua temporada no Meeting de Xiamen da Liga Diamante, no qual estarão presentes três portugueses: Mariana Machado (5.000 metros), Jessica Inchude (peso) e Tiago Luís Pereira (triplo salto).
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma