O sueco Armand Duplantis, recordista do salto com vara, e a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone, campeã do mundo dos 400 metros, foram este domingo distinguidos com o galardão de atletas do ano, no Mónaco, pela World Athletics.
Aos 26 anos, Mondo Duplantis foi recompensado por ter batido pela 14.ª vez o recorde do mundo, fixando-o em 6,30 metros, nos Mundiais Tóquio'2025.
No setor feminino, Sydney McLaughlin-Levrone conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo nos 400 metros, especialidade a que se dedicou depois de ter conquistado o título olímpico e o recorde mundial dos 400 barreiras.
Entre os galardoados pela federação internacional de atletismo constam ainda o queniano Emmanuel Wanyonyi, campeão do mundo dos 800 metros, na categoria "pista", enquanto a australiana Nicola Olyslagers, ouro no salto em altura, nos "concursos", uma distinção que no masculino foi arrebatada por Duplantis.
Na especialidade de "estrada", venceu a espanhola Maria Perez, ouro em Tóquio'2025 dos 20 e dos 35 quilómetros marcha, e o maratonista queniano Sabastian Sawe, campeão das maratonas de Londres e Berlim.
Também foram distinguidos como "estrelas emergentes" o queniano Edmun Serem, que, aos 17 anos, conquistou o bronze nos 3.000 obstáculos em Tóquio2025, e a chinesa Zhang Jiale, bronze no lançamento do martelo.
Por LusaEntrega de prémios realizou-se este domingo, no Mónaco
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Depois de ter sido primeiro na distância curta, agora vence prova longa
Atleta de Mangualde venceu prova em Arenzaro, na Itália
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões