1/2
A forte presença africana, nomeadamente no lado masculino, é a grande nota de destaque da lista de atletas de elite da EDP Maratona do Porto, marcada para este domingo, a partir das 8 horas. Num ano no qual assinala a 20.ª edição, a prova portuense receberá igualmente alguns dos melhores atletas nacionais, que este ano partirão na luta pelo título de campeão nacional da maratona.
Nos homens, com o recorde de Zablon Chumba (2:08:58, de 2021) na mira, o Porto receberá a presença de três atletas com marcas abaixo das 2:10 (Silah Kipkemboi Limo, com 2:08:54; Mathew Sang Kibiwot, com 2:09:20; e Dani Mateo, com 2:08:22). Além deste trio, no plano nacional estarão presentes Daniel Pinheiro, José Sousa, Carlos Costa, Hugo Daniel Santos, Hermano Ferreira, Nuno Lopes e João Fernandes.
Nas senhoras estão apenas registadas na elite três atletas, todas do Quénia, com Naom Jebet a ser a grande digura. A queniana, com 2:24:33 feitos na Maratona de Nairobi no ano passado, vem de um triunfo na de Madrid este ano e tenta novo triunfo na Península Ibérica.
Além da maratona, vai correr-se em paralelo a APO Corrida dos Ossos Saudáveis - 10 quilómetros -, com a presença de Miguel Borges, Miguel Ribeiro, Bruno Silva e Simão Bastos. Já nas senhoras estarão Rafaela Fonseca, Mariana Regalo ou Dulce Félix.
Aposta para os Jogos Olímpicos é clara
Atleta do salto em comprimento esteve cerca de ano e meio como individual
Maratonista junta-se a Carlos Lopes e Susana Feitor
Presidente da Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo sobre as taxas impostas pela Federação
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record
Rumores e confirmações nos principais campeonatos