_
Pela terceira vez consecutiva, Mariana Machado conquistou o título de campeã nacional de corta mato e, já de olhos no futuro, definiu como "objetivo" conseguir "bater o recorde de vitórias na competição", mas apontou também a metas internacionais.
"Os maiores objetivos para esta época são claramente os Campeonatos da Europa de seniores e participar nos Jogos Olímpicos, que é o maior sonho de qualquer atleta. É para isso que vou trabalhar este ano", apontou.
Também por isso, a tricampeã nacional estava "muito satisfeita com o resultado", uma vez que não fez "uma preparação focada no corta-mato". "Pela primeira vez, optei por uma estratégia completamente diferente da minha zona de conforto. Conseguimos manter um ritmo forte e, ainda assim, chegar à [volta] final com quatro das principais atletas na frente. A queniana tentou atacar, mas ainda me encontrava bem e tive forças para aguentar o ritmo", explicou.
Sobre o título coletivo do Sporting de Braga, que repete a conquista de 2022, Mariana Machado afirmou tratar-se da prova de que o clube minhoto veio "para ficar" nesta luta. "No ano passado conseguimos surpreender, mas este ano mostrámos que estamos aqui para continuar a manter o Sporting de Braga no lugar mais alto do pódio, no lugar que sempre lhe pertenceu, e vamos continuar a trabalhar para isso", concluiu.
A atleta bracarense, de 23 anos, superou no historial a mãe Albertina Machado, que tem dois títulos, impondo-se nos cerca de oito quilómetros do percurso a Neide Dias (Sporting), segunda portuguesa a 12, e Ana Ferreira (Sporting), que encerrou o pódio nacional, a 32.
Por Record com LusaSaltadora do Benfica está a apenas 20 centímetros do recorde nacional absoluto do salto em comprimento, da antiga atleta olímpica
Comitiva portuguesa foi homenageada no Palácio de Belém após participação histórica nos Mundiais
Domingos Castro, presidente da Federação de Atletismo, deixou apelo
Gerson Baldé bateu recorde nacional do salto em comprimento, que pertencia a Calado há 29 anos
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Hugo Mosshagen representava o BK Forward, clube da terceira divisão sueca
Bruno Andrade, extremo do AFC Rushden & Diamonds, é um jogador livre
Antigo vice-presidente da FPF tinha 79 anos
Emblema da MLS interessado no jogador do Man. City
Internacional francês do Atlético Madrid à beira de rumar à MLS