O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o atleta português Pedro Pichardo pela conquista do título de campeão do mundo no triplo salto e elogiou o seu percurso "de muito trabalho e dedicação".
Pedro Pablo Pichardo conquistou o título de campeão do mundo do triplo salto ao saltar 17,95 metros - a melhor marca mundial do ano - no Campeonato Mundial de Atletismo de 2022, em Eugene, nos Estados Unidos da América.
Numa nota publicada no site oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado felicita o atleta por este título. "Depois da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a medalha de ouro no Campeonato do Mundo", assinala Marcelo Rebelo de Sousa.
"Pedro Pichardo sagrou-se o melhor entre os melhores e registou mais uma vez o seu nome na história do atletismo nacional, com um percurso sólido e consistente de muito trabalho e dedicação", acrescenta o Presidente da República.
Pichardo, de 29 anos, juntou o título de campeão do mundo à medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, em 05 de agosto do ano passado, e tornou-se o sétimo português a conquistar um título mundial no atletismo, depois de Fernanda Ribeiro, Manuela Machado, Carla Sacramento, Inês Henriques, Rosa Mota e Nelson Évora.
Esta foi a primeira medalha para Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo em Eugene, no estado norte-americano do Oregon.
Pichardo lidera o ranking mundial do triplo salto e venceu a Liga de Diamante de 2021.
Ainda como cubano, obteve segundos lugares nos campeonatos do mundo de 2013 em Moscovo e de 2015 em Pequim. Em 2019, na estreia em mundiais como português, em Doha, o saltador do Benfica terminou na quarta posição.
Por LusaAtleta portuguesa só foi superada pela russa Iuliia Abubiakirova
Antigo velocista anda pelas ruas de Sherwood Content a apoiar compatriotas
Entrevista ao vice-presidente para as modalidades do Benfica durante 14 anos
Atleta português concluiu a prova em pouco mais de 32 minutos
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher