Recordista sul-americano da maratona suspenso por 5 anos devido a doping

Daniel do Nascimento na Maratona de Nova Iorque de 2022
• Foto: AP Photo/Julia Nikhinson

O brasileiro Daniel do Nascimento, recordista sul-americano da maratona, foi esta quarta-feira suspenso por 5 anos pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU), confirmando desta forma a suspensão provisória de que tinha sido alvo em meados do ano passado. Desta forma, Danielzinho, como é conhecido no meio, fica impedido de competir até 15 de julho de 2029 (o período de suspensão iniciou-se no ano passado).

Em causa está a deteção de 3 substâncias proibidas em testes feitos fora de competição no mês de julho de 2024: drostanolona, metenolona e nandrolona. Esses controlos positivos ditaram desde logo a impossibilidade do atleta em participar nos Jogos Olímpicos e agora também uma punição que o afasta também de qualquer chance de estar em Los Angeles'2028.

PUB

Com 2:04:51 de recorde pessoal na maratona (é a melhor marca de um atleta do continente americano na distância), Daniel do Nascimento tem os seus resultados apagados desde 4 de julho de 2024, algo que na prática não apaga qualquer registo, já que o atleta não compete desde abril desse ano, quando desistiu na Maratona de Londres. Antes, em março, foi 16.º na Meia Maratona de Lisboa.

Por Fábio Lima
4
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB