Brasileiro Daniel do Nascimento acusou três substâncias proibidas
O brasileiro Daniel do Nascimento, recordista sul-americano da maratona, foi esta quarta-feira suspenso por 5 anos pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU), confirmando desta forma a suspensão provisória de que tinha sido alvo em meados do ano passado. Desta forma, Danielzinho, como é conhecido no meio, fica impedido de competir até 15 de julho de 2029 (o período de suspensão iniciou-se no ano passado).
Em causa está a deteção de 3 substâncias proibidas em testes feitos fora de competição no mês de julho de 2024: drostanolona, metenolona e nandrolona. Esses controlos positivos ditaram desde logo a impossibilidade do atleta em participar nos Jogos Olímpicos e agora também uma punição que o afasta também de qualquer chance de estar em Los Angeles'2028.
Com 2:04:51 de recorde pessoal na maratona (é a melhor marca de um atleta do continente americano na distância), Daniel do Nascimento tem os seus resultados apagados desde 4 de julho de 2024, algo que na prática não apaga qualquer registo, já que o atleta não compete desde abril desse ano, quando desistiu na Maratona de Londres. Antes, em março, foi 16.º na Meia Maratona de Lisboa.
Português em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal