O conceituado treinador Alberto Salazar foi banido de forma definitiva pelo Centro norte-americano para a segurança no Desporto, sob a acusação de abusos emocionais e sexuais.
O antigo fundista norte-americano, tricampeão da Maratona de Nova Iorque, tem 10 dias para recorrer da decisão divulgada na segunda-feira, embora o Centro para a segurança não revele pormenores das investigações.
Em 2019, o antigo atleta e atual treinador foi acusado por algumas atletas, entre as quais Mary Cain, Kara Goucher e Amy Yoder Begley, de abusos físicos e emocionais, quando esteve à frente do projeto de equipa da Nike.
Uma situação que levou a que fosse suspenso provisoriamente em janeiro pelo centro para a segurança, uma decisão que se tornou permanente a partir de segunda-feira, mas que é passível de recurso.
O vencedor da Maratona de Nova Iorque em 1980, 1981 e 1982 e de Boston, em 1982, e que foi também treinador de Mo Farah e Galen Rupp, ainda não reagiu à sua exclusão, que acontece enquanto decorre, em paralelo, um outro processo.
Salazar aguarda ainda a decisão do recurso apresentado junto do Tribunal Arbitral do Deporto, de uma suspensão de quatro anos, relacionada com infração em matéria de doping, quando em 2019 foi acusado de posse e tráfico de testosterona.
Com a acusação da utilização da substância em atletas, em experiências para avaliar até que ponto conseguiam ir sem que a situação fosse detetada, a Nike encerrou pouco depois o projeto de corrida a cargo do treinador.
Por LusaPresidente da Federação Portuguesa de Atletismo satisfeito com o desempenho de Portugal no Mundial
Queniano não conseguiu bater o recorde do mundo do seu compatriota Kelvin Kiptum
Quarteto do Botswana (2.57,76) venceu a prova, à frente dos Estados Unidos e da África do Sul
Treinadores que marcaram o percurso do medalha de ouro nos Mundial de Tóquio'25 são unânimes
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo
Equipa em inferioridade numérica desde os 22 minutos, face à expulsão de Simão Martins