As maratonas de Lisboa (64.º lugar), Porto (93.º) e da Europa, em Aveiro, estão entre as 100 maratonas que pontos obtiveram em 2024 no que aos resultados da elite diz respeito (segundo a tabela da World Athletics).
No 64.º posto do ranking relativo a 2024 está a Maratona de Lisboa, que conta já com 38 edições, seguindo-se a do Porto, em 93.º lugar, entrando a corrida em Aveiro para o 95.º posto, após ser 155.ª em 2023, pouco depois da edição inaugural em 2019.
"A classificação da Maratona da Europa como uma das 100 melhores provas do mundo é uma enorme honra para a Câmara de Aveiro. (...) Queremos potenciar a maratona em termos de qualidade e participação", declarou o presidente da câmara aveirense, José Ribau Esteves, citado em comunicado.
A organização da Global Sport, com apoio dos municípios de Aveiro e Ílhavo e do Turismo do Centro de Portugal, tem reforçado "ainda mais o estatuto da cidade e da região de Aveiro como um destino de eleição para eventos desportivos de alto nível", refere o diretor executivo da corrida, Paulo Costa.
A tabela da World Athletics de 2024 é liderada pela Maratona de Londres, muito por culpa do recorde mundial obtido por Peres Jepchirchir (tempo de prova exclusivamente feminina). Completam o pódio Tóquio e Chicago.
Nota ainda para a lista das melhores provas de estrada (excetuando maratonas), na qual entram a EDP Meia Maratona de Lisboa, em 33.º, e a Meia Maratona Hyundai do Porto, em 87.º.
Por Record com LusaHugo Miguel Rocha e Solange Jesus levaram para casa um cheque de 1.500 euros como prémio
Alexandre Guedes da Silva orgulhoso pela ligação a mais uma edição da corrida
Apresentadora da Tarde das Estrelas da CMTV participou na prova
Atleta de 38 anos venceu os 10km femininos em Lisboa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo