A Associação de Basquetebol do Porto (ABP) requereu esta segunda-feira à FPB a abertura de um inquérito às alegadas agressões a Nuno Marçal, jogador do Maia Basket, verificadas no sábado à noite em Lisboa.
Em missiva dirigida a Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a que a agência Lusa teve acesso, a direção associativa portuense estranha "o facto de não estar presente nenhum representante do clube organizador, bem como nenhum elemento da FPB no local onde decorreram os incidentes".
Após a eliminação dos maiatos nas meias-finais do Troféu António Pratas, no complexo desportivo do Benfica, Nuno Marçal foi sido abordado no restaurante designado pela organização por alguns indivíduos, que o insultaram e despejaram sobre si um prato de sopa quente, ação que a ABP condena no comunicado enviado à federação. "Os contornos que levaram um grupo de energúmenos afetos ao clube organizador que cobardemente insultaram e agrediram o atleta internacional, Nuno Marçal e a equipa de que faz parte, o Maia Basket Clube, são de total repúdio e de revolta pela forma como, quer física quer psicologicamente, tentaram intimidar todos os elementos daquela comitiva", refere a nota.
Para a direção da ABP, "tais atitudes, pela forma humilhante e provocatória de que foi vítima o Nuno Marçal e o Maia Basket, são graves de mais para passarem em claro". Por isso, "ABP exige que a FPB abra de imediato um inquérito para apuramento dos factos e para que, uma vez mais, a culpa não morra solteira", e termina louvando o comportamento da comitiva do Maia Basket "pela postura cívica demonstrada no decorrer dos lamentáveis incidentes".
Mohamed Dabone participou num particular com o Bàsquet Girona
Benfica e Sporting triunfam no Casal Vistoso
Atuais campeões mundiais derrotaram a equipa sensação da prova por 98-86
Basquetebolista avança para a 10.ª temporada na Luz
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Sem opção de compra
Daniel Podence também esteve em grande no regresso, com um golo e uma assistência em 23' na goleada (5-0) sobre o Panserraikos
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United