Em missiva dirigida a Mário Saldanha, a Associação de Basquetebol da Invicta fala em "atitudes demasiado graves para passarem em claro"...
A Associação de Basquetebol do Porto (ABP) requereu esta segunda-feira à FPB a abertura de um inquérito às alegadas agressões a Nuno Marçal, jogador do Maia Basket, verificadas no sábado à noite em Lisboa.
Em missiva dirigida a Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a que a agência Lusa teve acesso, a direção associativa portuense estranha "o facto de não estar presente nenhum representante do clube organizador, bem como nenhum elemento da FPB no local onde decorreram os incidentes".
Relacionadas
Após a eliminação dos maiatos nas meias-finais do Troféu António Pratas, no complexo desportivo do Benfica, Nuno Marçal foi sido abordado no restaurante designado pela organização por alguns indivíduos, que o insultaram e despejaram sobre si um prato de sopa quente, ação que a ABP condena no comunicado enviado à federação. "Os contornos que levaram um grupo de energúmenos afetos ao clube organizador que cobardemente insultaram e agrediram o atleta internacional, Nuno Marçal e a equipa de que faz parte, o Maia Basket Clube, são de total repúdio e de revolta pela forma como, quer física quer psicologicamente, tentaram intimidar todos os elementos daquela comitiva", refere a nota.
Para a direção da ABP, "tais atitudes, pela forma humilhante e provocatória de que foi vítima o Nuno Marçal e o Maia Basket, são graves de mais para passarem em claro". Por isso, "ABP exige que a FPB abra de imediato um inquérito para apuramento dos factos e para que, uma vez mais, a culpa não morra solteira", e termina louvando o comportamento da comitiva do Maia Basket "pela postura cívica demonstrada no decorrer dos lamentáveis incidentes".
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Venezuelana fez um duplo-duplo no triunfo do Sportiva diante do Esgueira
Extremo conversa com Record sobre o progresso de Portugal
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central