Pese a agenda da 1ª jornada da Liga Betclic estar feita, com a conclusão prevista para este sábado – o Benfica visita o Galomar e o Sporting o Imortal –, há a incerteza quanto à realização dos jogos.
Tudo por causa do impasse nos processos de alguns jogadores norte-americanos, que precisam, segundo a nova lei, de ter o registo criminal limpo para jogarem em Portugal. Só que muitos dos processos não estão fechados e os clubes vão decidir até ao meio-dia desta sexta-feira se avançam para jogar com os jogadores disponíveis, o que em algumas equipas são manifestamente poucos.
Com solidariedade entre os clubes, há o risco da jornada ser adiada até que a questão se resolva.
"Preocupados com situação"
Manuel Fernandes, presidente da Federação (FPB), revelou que os contactos com o Governo e a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) têm decorrido ao longo da semana: "Estamos a tratar do problema, com os clubes, junto das entidades competentes, agilizando processos, mas ainda não estão encontradas todas as soluções, embora já hajam situações resolvidas. A FPB e os clubes estão preocupados com a situação, mas esperançados que tudo se resolva a tempo", disse o dirigente a Record.
A situação afeta tanto o Benfica como o FC Porto, mas também outros emblemas, que têm por objetivo ter cem por cento dos jogadores disponíveis o mais rápido possível. Os dragões, por exemplo, ficaram privados dos norte-americanos Devyn Marble (ex-Legia Varsóvia) e Wes Washburn (ex-Oliveirense) na Supertaça, desconhecendo-se se já estão legíveis.
Por Alexandre ReisLeões ultrapassam Imortal em Albufeira
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Internacional português tem estado em evidência esta temporada, tendo sido sempre titular
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo