A seleção portuguesa feminina de basquetebol saiu derrotada, este sábado, na visita à Sérvia (77-51), em Belgrado, no arranque da qualificação para o Europeu de 2027, com as anfitriãs a superiorizarem-se no primeiro e no último períodos.
As sérvias entraram mais fortes na partida e beneficiaram das cinco faltas cometidas logo na fase inicial pela equipa lusa, que condicionaram a ação defensiva, para fecharem o primeiro parcial com uma vantagem considerável (23-12).
Mas o segundo quarto do encontro decorreu de uma forma inversa, com as sérvias a chegarem às cinco faltas rapidamente, e as comandadas de Ricardo Vasconcelos aproveitaram a oportunidade para conseguirem aproximar-se do marcador (13-19) e colocar a partida a apenas cinco pontos de diferença ao intervalo (36-31).
O equilíbrio manteve-se no regresso dos balneários, com o coletivo dos Balcãs a vencer apenas por quatro pontos (16-12) o terceiro parcial, mantendo 'vivo' o desfecho do encontro.
Porém, no último período (25-8), as 'linces' permitiram que a Sérvia se adiantasse pouco a pouco, com grande eficácia de lançamentos debaixo do cesto (58% de dois pontos) e nem Sofia da Silva - melhor jogadora lusa no encontro, com 12 pontos, seis ressaltos, uma assistência e dois desarmes de lançamento - inverteu o rumo dos acontecimentos.
Assim, Portugal iniciou com uma derrota a sua campanha rumo ao Euro2027, num reencontro frente à Sérvia, depois de ter garantido diante da mesma seleção o inédito apuramento para o Europeu de 2025.
Nota ainda para as boas exibições de Carolina Rodrigues, com 11 pontos, e Márcia Costa, com nove, bem como para a 'rookie' Inês Ramos, que completou a sua oitava internacionalização com sete pontos convertidos.
A Sérvia lidera o agrupamento com quatro pontos em dois jogos (duas vitórias), depois de já ter batido a Islândia fora há apenas três dias, no único grupo de apenas três equipas.
Na terça-feira, Portugal recebe a Islândia no Barreiro, no seu segundo jogo do Grupo G de qualificação rumo ao Campeonato da Europa.
Por LusaNa terça-feira, a seleção portuguesa recebe a Islândia no Barreiro, no segundo jogo do Grupo G
Estrela dos Golden State Warriors brilha aos 37 anos
Treinador do FC Porto após derrota pesada na Luz
Treinador do Benfica após triunfo frente ao FC Porto
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Ex-internacional italiano obrigado a retirar-se aos 31 anos devido a problemas físicos
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
O episódio aconteceu há 40 anos
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Técnico oficializou a saída, após duas temporadas à frente do emblema romeno