Dia a dia, Alfonso Reyes, antigo jogador de basquetebol e presidente da Associação de Basquetebolistas Profissionais de Espanha, vai contando, nas redes sociais, a sua luta contra o coronavírus, que já dura desde o dia 13 de março. Apesar da dificuldade que enfrenta, o ex-basquetebolista ainda reúne forças para deixar, diariamente, o seu testemunho da doença.
O alarme soou quando começou a ter febre – o sintoma mais comum da doença. De imediato, colocou-se em isolamento numa divisão da casa, longe da mulher e dos filhos. A comida fica à porta do quarto, para ser recolhida mais tarde.
No "nono dia de luta", como lhe chama, Alfonso Reyes confessa o seu cansaço. "38 graus. Apenas dormi, estou exausto. Isto é duríssimo. Tive toda a noite o ‘cão negro’ a vaguear na minha cabeça", disse, numa publicação escrita durante a madrugada.
Reyes aproveitou ainda para falar sobre o estado do irmão, Felipe Reyes, jogador de basquetebol do Real Madrid. "Ontem, 39 graus de febre, calafrios e tosse seca. Esta manhã, estou um pouco melhor. Estou isolado. Estive em contacto com o meu irmão Felipe antes de entrar de quarentena. Ele está assintomático", disse, logo no segundo dia de isolamento.
O ex-jogador, que conta já ter perdido seis quilos desde o início da doença, confessa ainda "a raiva contida pelo vírus e pelo que o rodeia" – numa crítica ao que considera ser a falta de explicações das autoridades espanholas. "Quero que me digam a verdade. A sinceridade ajuda a dar valorizar as situações tal como elas são. Só assim nos podemos preparar para o que aí vem".
Por Mariana BéuPoste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Oitavos de final da Taça de Portugal arrancam esta sexta-feira na Luz
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana