O base Diogo Ventura, titular em dois dos três jogos lusos no Eurobasket'2025, lembrou este domingo que o objetivo da seleção portuguesa está "intacto", na ressaca da pesada derrota com a Turquia e antes do embate com a Letónia.
"Aspirações intactas? Sim, claramente. Acho que nós ganhámos o jogo que supostamente deveríamos ter ganhado", frisou à agência Lusa o jogador do Sporting, lembrando a entrada a ganhar, face à República Checa (62-50).
Entretanto, seguiram-se derrotas previsíveis, frente à Sérvia (69-80) e, por números expressivos (54-95), face à Turquia, duas seleções candidatas ao título.
"Sabemos que a Sérvia e a Turquia são seleções de outro patamar, não há como esconder. Nós não estamos ao nível deles. Acreditamos que podemos competir, como competimos com a Sérvia, mas basta ter um dia mau e pode acontecer o que aconteceu com a Turquia", reconheceu o internacional luso.
De acordo com Diogo Ventura, a questão física poderá ter pesado, em jogos em dias consecutivos face a duas seleções muito poderosas.
"Se a questão física pesou? Claro que sim. Nós apanhámos as duas seleções mais fortes em dois dias seguidos", lembrou à Lusa o base português, que soma 59 jogos na seleção principal.
Na matemática lusa, rumo aos 'oitavos', não estava, aliás, vencer qualquer destes jogos: "Nós tínhamos isso em conta, Mas o nosso objetivo está intacto e vamos por ele até ao fim".
De acordo com o base português, não há tempo para pensar no que já passou: "Isto é uma competição em que há jogos uns atrás dos outros e, portanto, nem quando ganhamos podemos ficar demasiado contentes, nem quando perdemos podemos ficar demasiado tristes".
"Já estamos a pensar no próximo jogo, já analisámos o que podíamos ter feito melhor no jogo contra a Turquia, mas já passou, não há nada a fazer quanto a isso e queremos já ganhar o próximo jogo", frisou o '9' da equipa das 'quinas'.
O jogo com a Letónia também vai ser, porém, complicado, até porque a equipa da casa vai contar com o forte apoio do público, que encherá, certamente, a Xiaomi Arena, em Riga.
"Tem sempre influência. Jogar com um pavilhão cheio, com 11 mil pessoas a puxar pela equipa, ajuda sempre. Mas, já jogámos em duas ou três situações nestes ambientes e a equipa agiganta-se e as coisas correm bem", lembrou, finalizando: "Estamos muito confiantes que vamos conseguir fazer bem as coisas".
O encontro entre a coanfitriã Letónia e Portugal, da quarta jornada do Grupo A do Eurobasket2025, está marcado para segunda-feira, pelas 18:00 locais (16:00 em Lisboa), na Xiaomi Arena, em Riga.
Por LusaCapitão de Portugal enaltece campanha no Eurobasket
Selecionador nacional lamenta que as reservas tenham acabado ao final de três quartos
Craque português assume que este torneio ajudará na evolução
Derrota por 85-58 nos oitavos de final, num resultado enganador face ao enorme desempenho português durante os primeiros 3 quartos. Surpresa chegou a pairar no ar
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque