Jeff Van Gundy, treinador dos Houston Rockets, foi multado em 100.000 dólares (77.790 euros) por ter criticado membros oficiais da Liga norte-americana de basquetebol. O montante constitui um recorde na NBA e deveu-se ao discurso proferido em defesa do poste da sua equipa, o chinês Yao Ming.
Van Gundy teceu duros comentários contra a Liga e o proprietário dos Mavericks, Mark Cuban, após o triunfo de Dallas sobre Houston dos 'playoffs' – que colocou a eliminatória em 3-1 –, nos quais colocou em causa o envio de vídeos por parte do responsável máximo dos 'Mavs' à NBA a denunciar supostas irregularidades de Yao, com o fim de incitar os juízes a terem atenção futuras acções semelhantes. Esse comportamento condicionou, em seu entender, a prestação do jogador.
Yao viu serem-lhes assinaladas inúmeras faltas nas terceira e quarta partidas da fase final, reduzindo o seu tempo de jogo para 34 e 25 minutos, respectivamente, de acordo com o que indicou Van Gundy ao diário 'Houston Chronicle'.
A NBA vai analisar ainda as declarações polémicas do técnico e ponderar futuras sanções, isto após a campanha de Houston na Liga.
Todos os números da competição na época 2025/26
Todas as divisões e conferências
Internacional português tem estado em evidência esta temporada, tendo sido sempre titular
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo