Jeff Van Gundy, treinador dos Houston Rockets, foi multado em 100.000 dólares (77.790 euros) por ter criticado membros oficiais da Liga norte-americana de basquetebol. O montante constitui um recorde na NBA e deveu-se ao discurso proferido em defesa do poste da sua equipa, o chinês Yao Ming.
Van Gundy teceu duros comentários contra a Liga e o proprietário dos Mavericks, Mark Cuban, após o triunfo de Dallas sobre Houston dos 'playoffs' – que colocou a eliminatória em 3-1 –, nos quais colocou em causa o envio de vídeos por parte do responsável máximo dos 'Mavs' à NBA a denunciar supostas irregularidades de Yao, com o fim de incitar os juízes a terem atenção futuras acções semelhantes. Esse comportamento condicionou, em seu entender, a prestação do jogador.
Yao viu serem-lhes assinaladas inúmeras faltas nas terceira e quarta partidas da fase final, reduzindo o seu tempo de jogo para 34 e 25 minutos, respectivamente, de acordo com o que indicou Van Gundy ao diário 'Houston Chronicle'.
A NBA vai analisar ainda as declarações polémicas do técnico e ponderar futuras sanções, isto após a campanha de Houston na Liga.
Poste português com 9 pontos e 10 ressaltos no desaire em Milwaukee (116-101)
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Estrela de 40 anos voltou a ser determinante no triunfo dos Los Angeles Lakers
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam