A NBA regressa no final deste mês à competição, com as equipas todas concentradas no parque da Disney, em Orlando, mas há um pormenor que está a preocupar a Liga: os eventuais efeitos da covid-19 nos jogadores que já recuperaram da doença.
Foram cerca de quatro dezenas os atletas que contraíram o novo coronavírus desde o início da pandemia e nenhum deles precisou de recorrer a internamento hospitalar. Mas a NBA está apreensiva com os efeitos ainda desconhecidos da covid-19, principalmente ao nível pulmonar e cardíaco, agora que os jogadores em questão vão reiniciar uma prática desportiva muito intensa.
John DiFiori, diretor de medicina desportiva da NBA, recorda que a Liga tem um histórico de problemas cardíacos - os jogadores de basquetebol têm a maior incidência de morte súbita relacionada com o desporto nos Estados Unidos - e não quer deixar nada ao acaso.
"Sabemos que pessoas que contraem doenças virais de vários tipos podem desenvolver miocardite. É bastante raro, mas também sabemos que exercícios e treinos após a miocardite podem ser uma grande preocupação. Devemos ser muito cautelosos com essa possibilidade", afirmou DiFiori.
Por isso, todos os jogadores que foram diagnosticados com covid-19 vão submeter-se a exames cardíacos muito detalhados antes de começarem a competir.
Por Isabel DantasFrancês tornou-se no primeiro jogador a somar 100 pontos e 15 blocos nos três primeiros jogos
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Novamente titular, o poste português conseguiu ainda seis ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e três desarmes de lançamento
Lucas Pereira estava a almoçar com a sua equipa de arbitragem em Peniche
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
'Correctiv' explica que Kasia Lenhardt foi pressionada para não revelar pormenores da relação com o central alemão
Treinador de 52 anos apresentou a demissão e o clube aceitou
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus