_
O poste português Neemias Queta marcou na terça-feira oito pontos no triunfo dos Boston Celtics em casa dos Dallas Mavericks, por 110-100, em jogo da liga norte-americana de basquetebol (NBA).
No dia em que se soube da contratação do poste montenegrino Nikola Vucevic pela equipa de Boston, que pode colocar em causa a titularidade do português, Queta marcou, em quase 28 minutos, quatro dos seis lançamentos tentados, conseguindo ainda oito ressaltos, todos defensivos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento.
Na sua quinta temporada na NBA, Queta apresenta médias de 10,1 pontos, 8,1 ressaltos, 1,5 assistências e 1,3 desarmes de lançamento em 25.1 minutos de utilização por encontro.
Jaylen Brown, único jogador dos Celtics escolhido para o All-Star Game, conseguiu um 'duplo-duplo', com 33 pontos e 11 ressaltos, com Payton Pritchard e Luka Garza, saídos do banco, a marcarem 26 e 16 pontos, respetivamente.
O 'rookie' Cooper Flagg, primeira escolha do 'draft', marcou 36 pontos pelos Mavericks, passando pela terceira vez seguida as três dezenas de pontos, insuficientes para evitar a quinta derrota consecutiva, com Caleb Martin a ser o segundo melhor marcador dos texanos, com 13.
Os Celtics seguem na terceira posição da Conferência Este, com 32 vitórias e 18 derrotas, em igualdade com os New York Knicks (segundos), enquanto os 'Mavs' estão apenas no 12.º lugar do Oeste, com 19 triunfos em 50 jogos.
Por LusaPortuguês conseguiu ainda oito ressaltos, todos defensivos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Segundos classificados do Este fazem troca com Chicago Bulls a dois dias do fecho do mercado na liga norte-americana
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas