Os donos das equipas da NBA vão reunir esta semana em Nova Iorque para discutir a ideia de criar uma liga de basquetebol na Europa, através de uma parceria com a FIBA. Em cima da mesa, segundo o site 'Sportico', está a intenção de constituir uma competição, já em 2026/27, com 8 a 10 equipas, quatro delas atuais integrantes da Euroliga, principal competição europeia de basquetebol. E de acordo com o 'Le Parisien', a Qatar Sports Investment (QSI), dona do PSG e que detém ainda uma parcela do Sp. Braga, já foi mesmo contactada pela NBA para avançar com a criação de uma equipa em Paris. "Manifestámos o nosso interesse", disse uma fonte do emblema gaulês, confirmando a abordagem norte-americana.
O 'Sportico' acrescenta que há 11 cidades de sete países que surgem como apetecíveis para a NBA lançar este projeto: Madrid, Barcelona, Munique, Berlim, Londres, Manchester, Milão, Roma, Istambul, Atenas e, naturalmente, Paris. De notar que quase todas elas têm equipas participantes na Euroliga, uma prova fechada que reúne as melhores formações do Velho Continente e que funciona maioritariamente por convite da organização. A intenção da NBA passa por vender 50% destas novas franchises, com a outra metade a ficar para os proprietários desses clubes, que em cidades como Paris e Londres poderão vir a ser avaliados em algo como 500 milhões de dólares (465 milhões de euros).
Nos EUA, houve apenas a confirmação de que este tema continua bem vivo. "Na reunião de proprietários desta semana, a liga vai dar conta da sua exploração de uma nova liga de basquetebol na Europa, em parceria com a FIBA", disse um porta-voz da NBA à AP. De resto, este tema já esteve presente nos NBA Global Games em Paris, em janeiro passado, aquando do tradicional jogo 'overseas' da fase regular que a NBA promove todas as épocas. "Estamos simplesmente à procura de uma forma de contribuir para o panorama do basquetebol europeu. Poderíamos fazer o que estamos a fazer em África (com a BAL) e criar uma liga independente? Poderá ser através de uma parceria com ligas já existentes? O que é certo é que, independentemente da decisão, iremos unir forças com a FIBA", afirmou o comissário da NBA, Adam Silver, nessa altura, numa conferência de imprensa. O potencial económico de uma prova na Europa há muito que é destacado por Silver, que considera existir um nicho por explorar, financeiramente e basquetebolisticamente.
Ex-jogadores como Tony Parker, lenda dos San Antonio Spurs, e considerado quase de forma unânime o melhor jogador francês da história, deu a sua opinião sobre o tema, onde revelou que apoia a junção da NBA com a FIBA. Parker, recorde-se, é presidente do ASVEL, equipa presente na Euroliga.
Vitória por 129-119
Treinador do Nuggets, David Adelman, explicou que a gravidade da lesão do poste ainda não foi determinada
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo