A canoa com que Emanuel Silva se estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas’2004 e se sagrou campeão europeu Sub-23 na Bulgária, em 2005, é a mais recente peça em exposição no Museu do Sporting, em Leiria. Num gesto carregado de grande simbolismo, o canoísta decidiu depositar um objeto pessoal precioso nas mãos de José Bernardes Dinis, responsável pela unidade museológica dos leões na cidade do Lis, por forma a “engrandecer um espaço dedicado ao Sporting Clube de Portugal e não aoSporting Clube de Futebol”.
“Fiquei deslumbrado quando visitei o Museu, sobretudo porque aqui se retrata a verdadeira dimensão eclética do Sporting, e não apenas o futebol. Decidi, nesse momento, que deveria contribuir com algo meu para o Museu e, em vez de um equipamento, escolhi uma canoa com história, pois foi com ela que obtive o 7.º lugar em Atenas nos meus primeiros Jogos Olímpicos, quando tinha apenas 18 anos”, recordou EmanuelSilva.
A oferta do medalhado com prata em Londres deixou “surpreendido” o mentor do Museu do Sporting em Leiria. “Fiz o anúncio no jantar da Batalha, mas penso que Bernardes Dinis ficou muito orgulhoso porque, afinal, trata-se de uma canoa olímpica e com a qual conquistei várias vitórias, nomeadamente um título europeu de Sub-23”, explicou a Record o atleta, de 28 anos, que entregou, em mãos e na companhia da família, a embarcação com 5,20 metros que promete atrair a atenção dos visitantes do universo leonino à beira do castelo de Leiria.
Chama leonina
Bernardes Dinis não escondeu a emoção que sentiu pela oferta de EmanuelSilva ao Museu. “É um atleta com uma grande chama leonina e que decidiu ofertar este objeto sem eu lhe pedir nada. Isso ainda me deixa mais emocionado”, reconheceu Bernardes Dinis que ampliou, desta forma, o espólio de um Museu que já dispunha de milhares de peças relativas à história do emblema fundado em 1906 e que é o único clube do Mundo a ter dois museus oficiais.Responsabilidade, claro está, de um verdadeiro leão de Leiria.
Resultado histórico para a seleção portuguesa
Fernando Pimenta, José Ramalho, Rui Lacerda e Ricardo Coelho conseguiram as três medalhas de ouro portuguesas nos mundiais de maratonas
Ouro deste fim-de-semana culminou uma "época perfeita" que contemplou igualmente o ouro nos Europeus
Disciplina e qualidade do trabalho diário permitem ao canoísta continuar no topo aos 36 anos
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Sem opção de compra
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham