A canoísta Lara Lopes manifestou-se esta quinta-feira surpresa com a conquista da medalha de prata na prova de C1 júnior dos Europeus de maratonas de Ponte de Lima, admitindo a possibilidade de apostar mais nesta vertente da modalidade.
"Foi inesperada, porque nunca fui muito fã de maratona, mas acho que depois desta medalha pode ser que ganhe mais um bocado de gosto em fazer este tipo de provas", reconheceu, em declarações à Lusa.
Lara Lopes cumpriu os 11,8 quilómetros do trajeto no Rio Lima em 01:09.36 horas, a 37,39 segundos do ouro da espanhola Lucia Pizarro, num pódio que ficou completo com a húngara Nora Fekete, a 01.14 minutos da vencedora.
A jovem de apenas 16 anos, do Gemeses, Esposende, ganhou posição logo no arranque e posteriormente tentou consolidar a posição, sabendo que a rival ibérica dificilmente poderia ser alcançada: "Estava muito longe do primeiro lugar, então foi mais tentar manter ali".
Apesar de ser mais vocacionada para as regatas em linha, disciplina olímpica, a canoísta admite que agora vai tentar ir a "todas as provas internacionais possíveis", incluindo os mundiais setembro em Gyor, Hungria, e de pista, nos mundiais sub-23 e júnior de Montemor-o-Velho.
"Devido ao melhor ao resultado que tive hoje, agora fico aí com aquele bichinho de tentar fazer cada vez melhor", disse Lara, que assumiu o sonho de um dia competir nos Jogos Olímpicos.
Os Europeus de maratonas reúnem até domingo cerca de 250 canoístas de 26 países.
Seleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Alterações serão implementadas a partir da temporada 2027/28