Os canoístas portugueses Rui Lacerda e Ricardo Coelho exultaram esta segunda-feira com o seu primeiro título mundial em C2 maratonas, no domingo na Hungria, culminando uma "época perfeita" que contemplou igualmente o ouro nos Europeus.
"É o culminar de muito trabalho e é um sonho concretizado", resumiu, em declarações à Lusa, Rui Lacerda, bombeiro, de 33 anos, que já tinha saboreado a medalha de ouro num Mundial, porém nos escalões jovens.
A dupla limiana cumpriu os 21,8 quilómetros do trajeto em Gyor em 1:35.45,63 horas, superando, na luta pelo pódio, os espanhóis Jaime Duro e Manuel Garrido, por 49 segundos, e os polacos Mateusz Zuchora e Mateusz Borgel, por 1.47 minutos.
"Foi muito bom ouvir 'A Portuguesa'. Na Hungria, no Japão ou em qualquer lado, ia ser igualmente único e especial", acrescentou, comentando a sensação de fazer tocar o hino português no país que domina a canoagem internacional.
Lacerda entende que o segredo da dupla é o "muito sacrifício nos treinos", nos quais tanto trabalham em equipa como são rivais, de forma a superarem-se e corrigir detalhes necessários.
"Acho que temos um ritmo médio de prova muito bom, as nossas pagaiadas estão a encaixar cada vez melhor. E, com a nossa técnica, conseguimos, mesmo cansados, manter o barco na velocidade certa para nos levar ao ouro", completou.
Já Ricardo Coelho assume que este primeiro título mundial "é muito especial", realçando o facto de ter "ainda mais significado" por ser alcançado em parceria com o seu amigo.
"Era também um sonho que já tinha há algum tempo. Após estes últimos anos de trabalho foi a cereja no topo do bolo", admitiu.
O engenheiro eletrónico, de 26 anos, reconheceu que "nem nos melhores sonhos" imaginou que terminaria a época como campeão da Europa e do mundo, mas agora que o conseguiu a ideia é "repetir no futuro".
Portugal concluiu os Mundiais de maratonas no quarto lugar, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Além do ouro de Rui Lacerda e Ricardo Coelho, Fernando Pimenta venceu a prova curta de K1, na qual José Ramalho foi bronze, e, juntos, levaram o K2 ao topo da classificação: o júnior Leonardo Barbosa foi prata em C1.
Por LusaSeleção Nacional em 15º lugar na classificação por equipas
Português terminou a 9,22 segundos do espanhol David Llorente, que se sagrou campeão
Canoísta revê-se na forma como o capitão da Seleção gera a carreira
Olímpico português quer chegar até Los Angeles'2028
FIFA anunciou esta quinta-feira a lista
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
O episódio aconteceu há 40 anos
Selecionador mexicano sempre animado diante dos jornalistas
Extremo natural de Alverca atua há duas temporadas no Ottawa Atlético
Documentário de dois episódios com uma perspetiva inédita sobre as horas decisivas para os negócios do futebol