Continua a ser um exemplo único de longevidade no desporto de alta competição. A Dama de Ferro, como é conhecida a francesa Jeannie Longo, conquistou ontem o 2.º lugar no Grande Prémio da Suíça, um contrarrelógio de 14,8 km. Mais um pódio na sua carreira de três décadas e que surge aos... 50 anos. Longo apenas cedeu 25 s para a austríaca Christiane Soeder, enquanto a 3.ª posição foi para a britânica Emma Pooley, a 42 s.
A francesa nunca chegou a ter filhos, daí a disponibilidade total para se dedicar ao ciclismo, gerindo da melhor maneira a carreira. Já soma mais de um milhar de triunfos, dos quais 106 são medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (7 presenças), Campeonatos do Mundo e Campeonatos de França, juntando-se ainda quase quatro dezenas de recordes do Mundo. Tem mantido o tabu quanto à sua retirada, mas já fez questão de anunciar que não estará em Londres'2012.
Na Suíça, Jeannie Longo aproveitou a conversa com os jornalistas para se referir a outro caso de sucesso no ciclismo: Lance Armstrong, que tem tudo para voltar a vencer o Tour. "Está de volta aos 37 anos e não há razão alguma para que não tenha um bom resultado. Eu tinha 38 anos quando ganhei a minha primeira medalha olímpica", sublinhou a Dama de Ferro que, a 31 de outubro, faz 51 anos.
Portugueses foram eliminados nas qualificações do quilómetro e da perseguição individual, respetivamente
Antigo ciclista britânico escreveu uma autobiografia
Gabriel Mendes explica o que sucedeu na prova do português, que inicialmente foi dado como 6.º classificado
Prova disputada em Santiago do Chile
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Estava desempregado desde 2024
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa