O português Nelson Oliveira (Movistar) subiu na terça-feira ao quarto posto da Volta a San Juan, ao conseguir lugar idêntico no contrarrelógio individual da terceira etapa, vencida pelo novo líder o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep).
Evenepoel, vice-campeão do mundo no crono, foi o mais rápido a completar os 15,2 quilómetros em solitário, entre Ullum e Punta Negra, em 19.16 minutos, menos 32 segundos do que o italiano Filippo Ganna e 1.08 minutos em relação ao veterano espanhol Óscar Sevilla (Medellin), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Nelson Oliveira foi quarto colocado, a 1.25 minutos de Evenepoel, cenário que se repete na geral.
O colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), que liderava a corrida, não foi além do 158.º posto no crono, cedendo 5.28 minutos para o vencedor da etapa, o que o fez cair para o 97.º lugar da geral, a 5.18.
O espanhol Alvaro Trueba foi o melhor representante da portuguesa Atum General-Tavira no contrarrelógio, com o 37.º registo, a 2.29 minutos, que lhe valeu a subida ao 34.º posto.
A etapa de hoje vai levar os corredores a percorrerem 185,8 quilómetros, entre San José de Jáchal e Villa San Agustín, num percurso com três subidas, duas de primeira categoria e uma de terceira.
Por LusaCiclista uruguaio venceu a Volta a Portugal de 2022
Esloveno não esconde objetivo de vencer a clássica dos pavés
Ciclista português falou sobre a sua agenda para o novo ano
Ciclista espanhol deixou a UAE Emirates no final da temporada
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo