Tadej Pogacar, quatro vezes vencedor da Volta a França, sagrou-se este domingo bicampeão do Mundo, no Ruanda. Antevia-se uma dura batalha do ciclista esloveno com o belga Remco Evenepoel na prova de fundo de elites, mas o corredor da UAE Emirates levou a melhor com uma fuga bem sucedida no Mont Kigali, deixando a concorrência para trás.
Pogacar aproveitou a grande dificuldade do percurso, o Mont Kigali, a mais de uma centena de km da meta, para saltar do grupo dos favoritos, tendo levado consigo o espanhol Juan Ayuso e Remco Evenepoel. Mais tarde juntou-se o mexicano Isaac del Toro, que foi depois o único a ficar com o esloveno durante algum tempo. Mas pouco depois Pogacar ficaria sozinho, para fazer mais de 60 km em solitário.
O segundo lugar, a 1.28 minutos, ficou Remco Evenepoel, tricampeão mundial de contrarrelógio, e a fechar o pódio o irlandês Ben Healy, a 2.16 minutos.
Afonso Eulálio foi o melhor português, em nono, a mais de sete minutos. Mas grande corrida do ciclista da Bahrain que só cedeu depois de ter estado na cabeça do grupo por várias vezes na tentativa de reduzir o espaço para Pogacar. Igualou o segundo melhor resultado de sempre de um luso na prova de fundo de elites em Mundiais, que Rui Costa conseguiu em 2015. O mesmo Rui Costa que dois anos antes tinha sido campeão mundial.
Com apenas quatro ciclistas, Portugal deu muito nas vistas, pois Ivo Oliveira esteve na fuga da primeira metade da corrida.
Mas dos quatro só mesmo Eulálio terminou a corrida. António Morgado e Tiago Antunes, tal como Oliveira, não chegaram ao fim. Aliás, dos mais de 160 ciclistas que alinharam, apenas 30 terminaram.
Confira aqui as classificações.
Afonso Eulálio foi o melhor português em nono
Ciclista de 24 anos somava apenas uma vitória na carreira
Corrida de elites disputa-se este domingo
Ciclista suíça sofreu uma queda e tardou em ser assistida: ausência só foi detetada na linha de meta
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026