1/2
O ciclista norte-americano Quinn Simmons, suspenso pela Trek-Segafredo após um tweet de apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump, pediu esta sexta-feira desculpa e disse que é "firmemente contra o racismo sob qualquer forma".
"Peço desculpa a todos os que se sentiram ofendidos. Sou firmemente contra o racismo sob qualquer forma. Para os que não estiverem politicamente de acordo comigo, tudo bem, não os irei odiar por isso. Só peço o mesmo", disse numa mensagem Quinn Simmons.
Simmons respondeu a um comentador de ciclismo na rede social Twitter, que criticava Donald Trump, com uma mão a acenar, identificando-o como apoiante de Trump perante a conversa que se desenrolou, utilizando a imagem de uma mão com tom de pele negra para acenar.
Quando o identificaram, nessa conversa, como apoiante de Trump, Simmons confirmou, gerando uma discussão naquela rede social que se arrastou até à Trek, empresa de bicicletas que já tinha sido criticada pelo uso daqueles veículos como arma de arremesso pela polícia contra protestantes.
"Como americano, sempre tive orgulho de representar o meu país. Competir por uma equipa americana tem sido um sonho para toda a vida. Um dos principais motivos pelos quais escolhi esta equipa foi por causa dos valores que transmite", refere Quinn Simmons.
O ciclista, de 19 anos, assegura ainda que não era sua intenção dar a conotação racista ao tweet ao utilizar a cor negra no emoji.
Na sequência da polémica, a equipa norte-americana Trek-Segafredo suspendeu Quinn Simmons "até nova comunicação", por considerar que o tweet de apoio ao presidente Donald Trump continha comentários considerados "divisivos e incendiários".
A Trek-Segafredo afirma que dá valor "à liberdade de expressão", mas não deixa de "responsabilizar as pessoas pelas suas palavras e ações", pelo que vai "trabalhar com Quinn para o ajudar a compreender o tom de conversação apropriado que um atleta deve manter".
Por LusaDevido a anomalias no Passaporte Biológico
Ideia lançada pelo presidente da federação de ciclismo do país
Equipa de José Azevedo contrata trepador de 25 anos
Portugal foi campeão olímpico da disciplina
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest