No espaço de uma semana, Tadej Pogacar voltou a arrasar toda a concorrência, para se sagrar este domingo e pela primeira vez campeão europeu de fundo. Uma vitória que surge após a conquista do segundo título mundial seguido no Ruanda.
Em França, o esloveno voltou a usar a mesma tática, ao atacar de longe, agora a cerca de 75 km da meta, numa altura onde já seguia na frente da corrida com Remco Evenepoel. O belga foi incapaz de resistir à investida do ciclista da Emirates, que depois fez mais um contrarrelógio rumo à meta.
Remco, tal como no Mundial, ainda chegou à medalha de prata, a 35 segundos, sendo que o jovem francês Paul Seixas, de apenas 19 anos, e com raízes portuguesas (por parte do avô) fechou o pódio a mais de quatro minutos.
Quanto aos portugueses, começaram logo com um revés, quando António Morgado não alinhou devido a uma gastroenterite. Mas o trio que restou até teve um comportamento meritório, mas acabaram igualmente por desistir.
Tiago Antunes esteve na fuga que marcou quase a primeira metade da corrida, enquanto João Almeida e Rui Costa foram-se mantendo no principal grupo. Mas Almeida, que também esteve doente no início da semana, viria a descolar numa das subidas, acabando por abandonar, após a terceira passagem pela meta, isto já depois de o dinamarquês e vencedor da Vuelta, Jonas Vingegaard, o ter feito.
Tiago Antunes e Rui Costa ainda pedalaram mais alguns quilómetros, mas também não terminaram a corrida de 200 km. Netsa caso, os dois portugueses foram mandados parar pela organização na quinta passagem pela meta, a duas voltas do fim, faltando cerca de 34 quilometros. Isto porque, segundo regresa estipulada para a corrida, quem passase a meta com mais de dez minutos de atraso sobre o lider, teria de encostar.
A organização explicou a medida devido a duas razões:
- Acabar cedo com a prova para libertar as ruas da cidade de Guilherand-Granges, que estavam bloqueadas desde sexta e nao queriam incomodar muito mais os habitantes
- E também porque o primeiro podia apanhar os ultimos e ser perturbado pelos carros dos últimos numa estrada estreita como é a da subida do Val d'Enfer.
Aliás, só 17 ciclistas chegaram ao fim. Confira aqui as classificações.
Ciclista português soma a sua segunda medalha na competição, depois do bronze alcançado na corrida de pontos
Ciclista português ficou atrás de Andreevich Rozanov e Byungwook Ko
Ciclista português está na equipa desde 2022
Contrato com a Podium Events foi cessado este ano
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Conselho de Ministros foi dedicado ao desporto