A UCI retirou a licença à W52-FC Porto, ficando equipa fica impedida de competir de imediato, pelo que não vai poder participar na Volta a Portugal como era sua intenção.
"A Federação Portuguesa de Ciclismo confirma que foi hoje notificada pela União Ciclista Internacional (UCI) de que esta entidade decidiu retirar a licença desportiva à equipa continental W52-FC Porto, na sequência da informação recebida pela UCI sobre o processo que decorre na Autoridade Antidopagem de Portugal. A decisão entra imediatamente em vigor, pelo que a equipa está impedida de voltar a competir", confirmou a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Record sabe que Adriano Quintanilha, patrão da W52-FC Porto, foi surpreendido com a decisão da UCI quando viajava de novo para Espanha para contratar ciclistas para participar na Volta a Portugal, uma vez que tinha três disponíveis (os que não se encontravam suspensos pela ADoP): Amaro Antunes, José Neves e Jorge Magalhães. Faltavam ainda dois para o mínimo de cinco, mas Quintanilha pretendia uma equipa com sete.
A suspensão - possibilidade que o nosso jornal já tinha avançado - surge na sequência da operação designada 'Prova Limpa', desencadeada no dia 24 de abril, após rusga feita pela Polícia Judiciária e pela ADoP à equipa da W52-FC Porto. Na altura, oito ciclistas foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues.
Vice-campeão da Vuelta'2025 enaltece classe do poveiro, que deixou o ciclismo
Ciclisita prestou também homenagem ao antigo campeão mundial de estrada, que anunciou a sua retirada
O ciclista anunciou esta sexta-feira a sua retirada da competição
Revisitamos a carreira do poveiro à qual o próprio colocou, esta 6.ª feira, um ponto final
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Marcou e assistiu na vitória por 3-1 frente ao Instituto
Saída de Campo
Águias triunfam por 5-2 na 4.ª jornada do Campeonato Placard