_
Este domingo é o dia de todas as decisões na 52ª Volta ao Algarve, com a última etapa a terminar no Alto do Malhão, em Loulé, para coroar o sucessor de Jonas Vingegaard.
Depois da 4ª tirada (ver rodapé) não ter provocado diferenças no top-3 da geral, o líder Juan Ayuso (Lidl-Trek) defende a amarela e PaulSeixas (Decathlon) está em 2º a apenas 7 segundos, enquanto João Almeida (Emirates) é 3º a 44.
No menu do dia há 148,4 km a partir de Faro e o pelotão tem pela frente 4 contagens de montanha, duas de 3ª categoria e outras duas de 2ª, ambas no Malhão, onde os ciclistas farão uma primeira passagem quando faltarem 33 km para o fim. Perspetivam-se nervos, emoções e muito espetáculo, num palco que já mítico no ciclismo português e onde João Almeida foi 2º em 2025, atrás de Vingegaard, embora a subida (2,7 km a 8,9%) tenha sido feita em forma de cronoescalada.
O público também deve cumprir a tradição e aparecer em força, até porque, pelas altas temperaturas que o Algarve regista por estes dias, parece já ser primavera. Resta, agora, saber sobre qual dos três candidatos à vitória o sol irá brilhar mais.
Evitar quebra nos Cadetes
Juan Ayuso correu a Volta a Portugal de Cadetes em 2017 e, após vencer as duas primeiras etapas, partiu para a última de amarelo mas foi apenas 10º na meta, caindo para 7º da geral, ganha por João Macedo. O espanhol tinha 15 anos de idade e era então conhecido como Juan Ayuso Pesquera.
Por André Antunes PereiraAyuso chega à última etapa com 7 segundos de vantagem para Seixas e 44 sobre Almeida
Espanhol da Lidl-Trek parte para a última etapa da Volta ao Algarve de amarelo mas não dá vitória como garantida
Ciclista francês da Soudal venceu ao sprint a 4.ª etapa na chegada a Lagos
Chegada este ano sem incidente na quarta etapa
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Argentina recuperou da lesão e está apto para defrontar o LA FC de Son e Eustáquio