_
João Almeida chegou esta tarde a Portugal e no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tinha amigos, familiares e muitos jornalistas à sua espera. O quarto lugar conquistado no Tour era o motivo da receção à altura dos grandes campeões.
"É muito positivo este resultado, fiz a temporada para chegar bem ao Tour, e foi ainda mais especial com a vitória do Tadej. Estou muito orgulhoso", começou por dizer o ciclista da Emirates.
"Confirmei-me como um voltista", frisou ainda para depois dizer que ser o segundo melhor português no Tour, só superado pelos terceiros lugares de Joaquim Agostinho em 1978 e 1979 "é um bom indicador e claramente vou lutar por melhores resultados".
Segue-se agora a Volta a Espanha onde vai ser um dos lidares da Emirates. "Espero recuperar da melhor forma para a Vuelta onde espero chegar fresco. Gostava de terminar no pódio, é difícil, mas vou tentar", sublinhou João Almeida, ele que foi 4.º na Vuelta de 2022. E começar a prova do país vizinho no nosso país dá ainda mais motivação. "Se não começasse em Portugal talvez não faria a Vuelta", justificou
O quarto lugar no Tour é o seu resultado mais importante? "O pódio e vitória na etapa no Giro de 2023 é um patamar acima, mas tratando-se de um Tour também é importante", disse.
E qual das três Grandes Voltas escolheria para vencer? "Qualquer uma serve, o Tour é a principal, mas tenho um sentimento especial com o Giro, gosto muito", justificou João Almeida, que não vai estar nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
"Acho que até é melhor para mim, fico a preparar-me melhor a Vuelta e acho que Portugal vai estar bem representado", frisou Almeida, referindo-se a Nelson Oliveira e Rui Costa, os escolhidos para os Jogos Olímpicos.
De forma a 'replicar' o famoso torneio das Seis Nações
Ganhar a prova espanhola no ano passado foi um fator decisivo para esta opção de Vingegaard
Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona
Já Florian Lipowitz diz ter cumprido um sonho ao subir ao pódio final em Paris
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos