João Almeida (Emirates) desistiu do Tour. O ciclista português abandonou a prova este domingo no decurso da 9.ª etapa, quando estavam cumpridos quase 90 dos 174 quilómetros da tirada entre Chinon e Châteauroux. O percurso da tirada é praticamente plano, sem montanha, mas a velocidade imposta pelo pelotão acabou por fragilizar o ciclista português, que momentos antes já tinha ficado para trás, ainda que depois tenha recolado.
"Apesar de ter tentado o seu melhor depois das lesões contraídas na 7.ª etapa, João Almeida foi forçado a abandonar o Tour. O português tentou, corajosamente, continuar a prova e ajudar os seus companheiros, mas a sua jornada neste Tour chega ao fim na 9.ª etapa. O João vai agora focar-se em outros objetivos da temporada. Rápidas melhoras, João", pode ler-se no comunicado da Emirates.
Recorde-se que João Almeida sofreu, há poucos dias, uma queda a cerca de sete quilómetros do final da 7.ª etapa, sofrendo uma fratura de uma costela e ficando com queixas na mão. Ontem, o português chegou ao fim da 8.ª etapa, mantendo-se sempre na cauda do pelotão. Cortou a meta em 168.º, a mais de seis minutos do vencedor Jonathan Milan.
João Almeida ocupava o 38.º lugar da geral do Tour, tendo descido bastante devido à queda que sofreu. À 7.ª etapa, era 7.º da classificação.
O ciclista português vai agora recuperar de modo a tentar estar na Volta a Espanha, que começa dia 23 de agosto, sendo um dos favoritos ao pódio. Resta saber se João Almeida terá a companhia na corrida do país vizinho de Tadej Pogacar, que ainda está a ponderar a sua participação e talvez só o faça mesmo quando terminar o Tour.
Em nove participações nas três Grandes Voltas de três semanas, este é o terceiro abandono do ciclista da Emirates, após as desistências no Giro de 2022 e a Vuelta de 2024, ambas por covid-19.