Aí está a mudança que se previa. Primoz Roglic (Red Bull) tomou de assalto a liderança da Volta a Espanha, ao vencer isolado esta tarde a 19.ª etapa, com final no Alto de Moncalvillo, contagem de montanha de primeira categoria.
Dadas as dificuldades do percurso e a curta vantagem (cinco segundos) que tinha para o esloveno, Ben O'Connor (Decathlon) despediu-se da liderança ao fim de 14 dias, e quando estamos a dois do final da prova do país vizinho. O australiano terminou a tirada a 1.49 minutos de Primoz Roglic, que conseguiu ainda a terceira vitória em etapas na presente edição.
Roglic atacou a seis quilómetros da meta, tendo a ajuda dos colegas Aleskander Vlasov e Daniel Martínez, e logo ali a concorrência não conseguiu responder, entre eles o então líder, Ben O'Connor. Pouco depois, o esloveno seguiu sozinho rumo à dobradinha, triunfo na etapa e liderança.
O pódio na tirada ficou completo com David Gaudu (Grupama) e Mattias Skjelmose (Lidl), ambos a 46 segundos.
Já o pódio da geral está agora ordenados com Primoz Roglic, Ben O'Connor, a 1.54 minutos, e Enric Mas (Movistar), a 2.20 minutos. O espanhol ainda sonha pelo menos com o segundo lugar, já que este sábado a penúltima etapa é de muita montanha, podendo aí roubar o posto ao australiano. A prova termina depois com um contrarrelógio domingo em Madrid.
Roglic, de 34 anos, prepara-se para vencer a sua quarta Volta a Espanha, depois dos triunfos em 2019, 2020 e 2021.
Quem também se prepara para mais um dado histórico é o português Nelson Oliveira (Movistar). Está a dois dias de completar a sua 21.ª Grande Volta, ou seja, acabar todas em que alinhou. Na 19ª etapa foi 109.º (a 16.43 minutos), estando em 76.º na geral.
Confira aqui as classificações
Volta a Espanha foi afetada praticamente desde o seu início pelos persistentes protestos pró-Palestina
Organismo sublinha que "esta posição está em total contradição com os valores olímpicos, respeito mútuo e paz"
Última etapa não chegou a Madrid devido aos protestos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Ponta de lança esloveno contratado pelo Man. United no verão ainda não convenceu o antigo defesa dos red devils
Saída de Campo