Poucos portugueses se podem orgulhar de ter levantado o título que Catarina Dias vai amanhã ter a oportunidade de conquistar em Atenas, no Europeu de kickboxing da WAKO. Um deles é Fernando 'Zenga' Machado, que em 2008 conseguiu vencer o seu único título continental, num campeonato realizado em Guimarães.
A Record, a poucas horas da luta de Catarina Dias diante da israelita Polina Grossman, no oitavo combate do ringue 1, o atual treinador do Sp. Braga, agora com 41 anos, lembrou o que significou essa conquista e também aproveitou para dar um conselho à kickboxer transmontana.
"Ser campeão da Europa da WAKO foi algo extremamente difícil, porque é uma provação física e psicológica muito grande. Algo que, na realidade, tendo de ser realista, não está ao alcance de qualquer um. Apenas ganha quem treina muito e quem quer muito. E é a conjugação destes dois fatores que fazem com que uma pessoa sobressaia e consiga ganhar", começou por explicar.
Já quanto àquilo que tem a dizer à atleta do Ginásio Clube Mirandelense, 'Zenga' não tem dúvidas. "O meu conselho é, uma vez que está na reta final, é convencer-se de que não há espaço para segundos lugares. É ter em mente que o único caminho é o ouro e fixar-se nisso de tal forma que saiba hoje que amanhã vai ser campeã da Europa".
Português dominou o brasileiro Jhonata Diniz
Lutador brasileiro formula desejo antes do UFC Rio
Paige VanZant diz ganhar, atualmente, "mais dinheiro em 24 horas do que em toda a carreira"
Lutador infringiu política antidoping do UFC
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional