Daniel da Costa Rodrigues sobe à Primeira Divisão Europeia

Daniel da Costa Rodrigues
• Foto: DP World Tour

Daniel da Costa Rodrigues assegurou hoje o 5.º lugar Fase Final da Escola de Qualificação do DP World Tour, em Espanha, e conquistou, assim, o direito de participar, em 2026, no principal circuito de golfe europeu. Pedro Figueiredo foi 25.º e ficou a 2 pancadas de concretizar o mesmo objetivo.

A semana no Infinitum Golf, em Tarragona, correu muito bem ao português de 23 anos. Daniel da Costa Rodrigues terminou com um resultado agregado de 406 pancadas (69+66+69+69+65+68) -22, no grupo dos 5.º’s classificados, empatado com o inglês Nathan Kimsey. Neste evento, os vinte primeiros classificados e empatados garantiram o cartão de membros do DP World Tour em 2026.

PUB

Pedro Figueiredo esteve igualmente presente nesta Fase Final e lutou até ao fim pela qualificação, mas acabou por ficar a 2 pancadas desse objetivo, terminando com 412 pancadas (72+73+63+70+69+65), -16. Irá jogar de novo no HotelPlanner Tour em 2026, a segunda divisão europeia.

Daniel da Costa Rodrigues torna-se o sexto golfista português a ser membro de pleno direito do DP World Tour (ex-European Tour), juntando-se a Daniel Silva, Filipe Lima, Ricardo Santos, Pedro Figueiredo e Ricardo Melo Gouveia, que competiu este ano na primeira divisão europeia e estará também entre os membros do DP World Tour Tour em 2026. Desde 2018 que Daniel Rodrigues tem tido resultados de destaque no panorama do golfe português. Nesse ano sagrou-se campeão nacional no escalão de sub-16 e fez parte da seleção da Europa Continental que defrontou a equipa da Grã-Bretanha e Irlanda no Jacques Léglise Trophy (sub-18).

Em 2019, para além do título de campeão nacional amador, ganhou também o Campeonato Nacional de sub-18 e venceu a 89.ª edição do Campeonato Internacional Amador de Portugal, com apenas 16 anos. Em 2021 sagrou-se campeão nacional amador pela segunda vez, numa altura em que já estava a estudar nos Estados Unidos, onde durante quatro anos integrou a equipa dos “Aggies”, representativa da Texas A&M University. Ainda como amador e atleta do Club de Golf de Miramar, voltou a representar a Europa Continental frente à Grã-Bretanha e Irlanda, desta feita no St. Andrews Trophy de 2022. Nesse mesmo ano foi 9.º classificado no Campeonato da Europa Amador e em 2023 terminou como 4.º classificado na mesma competição.

PUB

A sua estreia como golfista profissional aconteceu em Junho de 2024, com a participação no Blot Open de Bretagne, em Pléneuf (França), prova do então Challenge Tour (agora HotelPlanner Tour), onde não conseguiu passar o cut por apenas 1 pancada. Já este ano registou, em Janeiro, a primeira vitória como profissional, no NAU Morgado Open, torneio do circuito profissional PT Tour, disputado no Algarve, em que arrecadou igualmente o n.º1 na Ordem de Mérito desse circuito internacional. Durante esta época, Daniel Rodrigues teve várias participações em provas do HotelPlanner Tour, beneficiando de convites da Federação Portuguesa de Golfe. Em Setembro, no Hulencourt GC (Bélgica), disputou a Primeira Fase da Escola de Qualificação do DP World Tour, onde foi 4.º classificado. No início deste mês, jogou a Segunda Fase da chamada Q-School no Desert Springs Golf Club, em Almería (Espanha), torneio em que terminou na 5.ª posição e garantiu a presença na Fase Final, que se concluiu hoje.

Aos 23 anos (completados em 14 de Setembro), Daniel da Costa Rodrigues deu um passo muito importante numa carreira que tem sido digna de realce no panorama do golfe em Portugal.

Por Castro Martins/FPG
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Golfe Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB