Lara Vieira e Francisco Silva venceram o 4.º Torneio do Circuito Mid-Amateur da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), realizado no Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, destinado a jogadores que completem pelo menos 25 anos em 2023.
Margarida Sampaio e João Fortes impuseram-se nos seniores, ou seja, na prova para quem celebre esta época pelo menos 50 anos. Houve seis jogadoras e 13 jogadores em prova.
Lara Vieira, do Clube de Golf do Santo da Serra (Madeira), ganhou o único torneio em que participou este ano, com 144 pancadas, 4 acima do Par, após voltas de 76 e 68. Bateu por 7 pancadas Margarida Sampaio (72+79). A jogadora de Vila Sol (Vilamoura) sagrou-se vice-campeã de mid-amateur e vencedora em seniores. Neste escalão, a 2.ª classificada foi Maria José Pinto (74+79).
Antiga campeã nacional absoluta, ex-n.º1 nacional amadora, Lara Vieira é das melhores jogadoras portuguesas das últimas décadas. Pouco compete nos dias de hoje, mas quando o faz alcança uma elevada taxa de sucesso. Neste Circuito Mid-Amateur da FPG, venceu dois dos três torneios em que participou nas duas últimas épocas.
Pelo contrário, para Francisco Silva foi o seu primeiro título neste circuito e trata-se de uma das boas vitórias da sua carreira amadora. O jogador do Quinta do Peru Golf & Country Club (Sesimbra) liderou do início ao fim, ganhando com 133 pancadas, 7 abaixo do Par, após voltas de 63 e 70.
Francisco Silva superiorizou-se por 2 pancadas a dois jogadores empatados com 135 (-5): Bruno Rosendo (69+66), jogador do Clube de Campo da Aroeira (Almada), e Dhruba Thapa, do Orizonte Lisbon Golf. Os três primeiros foram os únicos a baterem o Par do campo no resultado agregado.
Entre os seniores, João Fortes, do Oitavos Dunes (Cascais) totalizou 141 pancadas (74+67), 1 acima do Par, batendo por 6 pancadas Fernando Serpa (73+74), do Pestana Beloura Golf (Sintra).
Em 2023 o Circuito Mid Amateur da FPG passou por Benavente (Santo Estêvão Golfe), com vitórias de Marta Lampreia e Emil Bundgaard; Espinho (Oporto Golf Club), com sucessos de Marta Lampreia e João Varela Gomes; Viseu (Montebelo Golfe), com títulos atribuídos a Gabriela Ribeiro e Bruno Rosendo; e agora Oeiras (CNFG Jamor).
Em 2023, só Marta Lampreia logrou conquistar mais de um título, mas Gabriela Ribeiro e Rui Meireles foram os campeões nacionais neste escalão etário, numa prova realizada em Sintra (Lisbon Sports Club), pelo que Gabriela Ribeiro também é uma dupla campeã na presente temporada.
Por Hugo Ribeiro/FPGProva arranca esta quarta-feira em Óbidos
Português com dia completamente falhado
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro