Luís António Silva dominou completamente a ponta final da época do golfe amador português – venceu os dois últimos torneios do Circuito Aquapor da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) - e esse derradeiro esforço levou-o a sagrar-se o n.º1 nacional amador de 2025.
No 6.º Torneio do Circuito Aquapor, no campo do Vidago Palace Hotel, no concelho de Chaves, Luís António Silva somou 143 pancadas, 1 abaixo do Par, após voltas de 72 e 71. Foi o único jogador a ficar abaixo do Par e o 2.º classificado foi Pedro Mendes (74+70), que teve as mesmas 144 pancadas (Par) do 3.º posicionado, Miguel Azevedo Cardoso (73+71).
Esse torneio teve a curiosidade de ser apenas a segunda vez na história do principal circuito amador da FPG em que o melhor resultado pertenceu a uma jogadora e não a um jogador.
Francisca Rocha terminou na 1.ª posição, com 142 (70+72), -2. Poderá ter ajudado Francisca Rocha o fato de ter jogado neste campo na primavera, por alturas do Super Bock Ladies Open at Vidago, do Ladies European Tour Access Series, a segunda divisão europeia.
É significativo que a primeira classificada e os três melhores jogadores do torneio de Vidago tenham sido todos atletas do Oporto Golf Club, em Espinho.
Mas, voltando ao setor masculino, o triunfo em Vidago – o segundo do ano naquele campo, pois já tinha triunfado anteriormente ali na Taça Mendes d’Almeida – levou Luís António Silva à liderança no Ranking Nacional BPI.
Mesmo assim, Miguel Azevedo Cardoso, o campeão nacional amador de 2024, tinha ainda hipóteses matemáticas de ultrapassá-lo na última prova do ano, mas Luís António Silva resolveu o assunto com novo êxito, no 7.º Torneio do Circuito Aquapor, desta feita no Quinta do Peru Golf & Country Club, no concelho de Sesimbra.
Uma vez mais, ficou abaixo do Par, com o resultado final de 140 pancadas, 4 abaixo do Par, após voltas de 71 e 69.
Konstantin Mikirtumov (do Club de Golf do Estoril) assegurou a 2.ª posição, com um agregado de 143 (74+69), -1. Tendo em conta a dificuldade do campo de Azeitão, as 69 pancadas dos dois primeiros classificados no último dia de prova têm de ser consideradas um bom resultado.
Estes foram os únicos dois jogadores a baterem o Par do campo no final dos 36 buracos, entre um total de 80 participantes.
No Ranking Ouro do Circuito Aquapor, o n.º1 de 2025 foi Miguel Azevedo Cardoso, mas essa hierarquia, na realidade não tem a importância do histórico Ranking Nacional BPI, que define o n.º1 nacional amador de cada ano e esse foi mesmo Luís António Silva.
Em 2024 Miguel Azevedo Cardoso chegou a liderar o Ranking Nacional BPI, mas terminou a temporada no 2.º lugar, atrás de Diogo Rocha. O mesmo passou-se nesta ponta final de 2025. Terá sido, talvez, a última hipótese de ser n.º1 nacional amador, pois fala-se que Miguel Azevedo Cardoso pretende tornar-se profissional.
Luís António Silva tem apenas 17 anos, é ainda o seu primeiro ano no escalão de sub-18. Em 2024 sagrou-se campeão nacional de sub-16 e este ano ganhou o Campeonato Nacional de Jovens em sub-18. Para o ano ainda poderá revalidar esse título.
Em torneios a contar para o Ranking Nacional BPI, conquistou quatro títulos: a Taça R.S. Yeatman, no Club de Golf de Miramar (concelho de Vila Nova de Gaia, em junho; a Taça Mendes d’Almeida, em Vidago, em agosto; e os tais dois torneios finais do Circuito Aquapor, em outubro (Vidago) e novembro (Quinta do Peru).
Para além destes quatro troféus, ainda foi campeão nacional de clubes ao serviço do Oporto Golf Club, e garantiu o 2.º lugar no Campeonato Nacional Amador KIA e também 2.º classificado na Taça da FPG/BPI.
Note-se que a tradição costuma considerar como ‘Majors’ nacionais amadores o Campeonato Nacional Amador KIA, a Taça da FPG/BPI, o Campeonato Nacional de Clubes/Solverde e o Campeonato Nacional de Jovens. É caso para dizer que foi fortíssimo nestes eventos, pois ganhou dois deles e foi vice-campeão nos outros dois!
Record Online entrevistou o novo n.º1 nacional amador e amanhã publicaremos as suas declarações.
Os rankings finais do Circuito Aquapor, no circuito masculino, ficaram assim ordenados:
Ouro
1.º Miguel Cardoso (Oporto)
2.º Luís António Silva (Oporto)
3.º Pedro Mendes (Oporto)
Prata
1.º Luís António Silva (Oporto)
2.º José Miguel Franco de Sousa (Estoril)
3.º Miguel Cardoso (Oporto)
O Ranking Nacional BPI de 2025, a hierarquia da FPG para jogadores amadores, ficou ordenado do seguinte modo no setor masculino:
1.º Luís António Silva (Oporto)
2.º Miguel Cardoso (Oporto)
3.º Pedro Mendes (Oporto)