Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Em Itália, alcançou um top-10 na Final da Escola de Qualificação do Alps Tour
Seguir Autor:
Vasco Alves garantiu hoje o cartão de membro do Alps Tour para a época de 2026, ao concluir a Final da Escola de Qualificação do circuito franco-italiano no grupo dos 7.º’s classificados.
Realizada durante três dias em Itália, nos percursos do Golf Nazionale e Terre dei Consoli, nos arredores de Roma, a Final da Escola de Qualificação contou com a participação de 156 jogadores, entre eles os portugueses Vasco Alves e Bernardo Costa Pinheiro, este amador, atleta do Oporto Golf Club.
Após terem jogado alternadamente nos dois percursos nas duas primeiras voltas, apenas 70 jogadores passaram à volta decisiva, disputada hoje no Golf Nazionale. Esses derradeiros 18 buracos atribuíram o cartão de 2026 para este circuito aos que terminassem no top-35, com a Categoria-6, ou seja, com entrada todos os torneios.
Vasco Alves superou em muito esse objetivo do top-35, terminando no 7.º posto, com um agregado de 210 pancadas, 6 abaixo do Par, após voltas de 73 (+1) no Golf Nazionale, 66 (-6) no Terre dei Consoli e 71 (-1) no Golf Nazionale.
O amador Bernardo Costa Pinheiro (+8) foi eliminado, após voltas de 74 e 78, respectivamente no Golf Nazionale e no Terre dei Consoli.
O vencedor foi o francês Alexis Leray, que fez 206 pancadas (-10), após rondas de 69, 68 e 69, com a rotação de percursos igual à dos portugueses.
Bernardo Costa Pinheiro recebeu um convite do Alps Tour por ter “representado Portugal no Campeonato da Europa de sub-18. Quem joga o ‘Boys’ e o ‘Amateur’ pelas tem entrada direta na Final”, como explicou a Record o seu treinador no Oporto Golf Club, Miguel Valença.
Vasco Alves participou nesta Final da chamada Q-School por ter passado brilhantemente a Primeira Fase, com um 3.º lugar (-2) entre 64 jogadores, no Golf Club Le Fonti, igualmente em Itália.
Portanto, o português de 25 anos arrancou dois top-10 nesta fase de qualificação, mostrando porque razão tem sido um dos melhores jogadores do Timestamp Golf Tour de 2025. Aliás, para semana, irá jogar na Aroeira o último torneio do circuito profissional português ainda com possibilidades matemáticas de vir a ser coroado como o n.º1 do ranking de 2025.
A Federação Portuguesa de Golfe, mediante o seu press officer Castro Martins, recordou hoje que Vasco Alves é um “jogador formado no Oporto Golf Club, foi campeão nacional de Sub-16 em 2015 e obteve em 2019 o seu resultado de maior relevo, ao vencer a Taça da FPG/BPI”.
Isto, note-se, enquanto jogador amador, palmarés ao qual poderá acrescentar-se ter integrado a equipa do Oporto Golf Club que, em 2022, fez o tricampeonato, no Campeonato Nacional de Clubes Solverde.
Em 2023 foi o n.º1 do Ranking Nacional BPI da FPG para amadores e mesmo no final dessa época passou a profissional. Foi uma estreia auspiciosa, pois ganhou logo a sua primeira prova, no torneio de profissionais do Pro-Am Cidade Europeia do Desporto de Viana do Castelo, também de 36 buracos, em Ponte de Lima.
Já em Junho de 2024, somou o seu segundo título enquanto profissional, no Open Cidade de Amarante, o 3.º Torneio Circuito AQUAPOR, quando o circuito profissional português integrava o principal circuito de amadores da FPG.
Já este ano, na sua segunda época como profissional, o ponto mais alto de Vasco Alves foi ter passado pela primeira vez o cut num torneio do HotelPlanner Tour, a segunda divisão europeia, e logo no Open de Portugal at Royal Óbidos.
Também em 2025, logo no início do ano, foi o melhor português no 2.º Álamos Open do PT Tour, no 5.º lugar (-9). No Timestamp Golf Tour foi vice-campeão no 42.º Open Pro-Am da Ilha Terceira (-4) e no 6.º Solverde Players Championship (-5), e ainda 3.º classificado no Montebelo Golf Classic (Par) e 4.º no Lisbon Masters (-2). Só no Campeonato Nacional não integrou o top-5, sendo 6.º (-1).
Sem dúvida uma época muito positiva que ainda não terminou, pois irá estar nos dias 21 e 22 no PGA Aroeira (concelho de Almada) para o último torneio do Timestamp Golf Tour de 2025.
Golfista português realizou novamente um percurso de 69 pancadas, três pancadas abaixo do par
Golfista luso em destaque
Dia de emoções mistas para os portugueses na prova
Já Daniel Rodrigues é 108.º classificado
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Parceria leva marca a ser a Recovery Partner das Seleções Nacionais até final do ano