Angola conquistou este domingo a primeira edição do Campeonato Africano de hóquei em patins, ao bater Moçambique por 5-3, no último jogo de uma prova que contou com apenas três seleções, qualificando-se para o Mundial de Espanha, em julho.
No jogo da terceira e última jornada da prova, que decorreu no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, os angolanos já venciam ao intervalo por 2-1 e viram, logo após o recomeço, os moçambicanos empatarem a partida, antes de voltarem rapidamente a marcar mais dois golos, colocando o resultado em 4-2.
Numa altura frenética, em que o jogo ganhou velocidade, com jogadas de parada e resposta, Moçambique falhou uma grande penalidade, e, pouco depois, João Pinto, capitão do Sporting e da seleção angolana fazer o 5-2, cotando-se ainda como o melhor marcador da prova, com seis golos.
Já perto do final do encontro e de grande penalidade, Moçambique fixou o resultado em 5-3.
Com apenas três seleções, pois a África do Sul desistiu à última hora por razões de ordem logística e financeira, o Egito ficou no terceiro lugar, depois de ter sido derrotado na sexta-feira por Angola, por 30-0, e depois por Moçambique, por 12-2.
O primeiro Campeonato Africano das Nações qualificou Angola para o Campeonato do Mundo do Grupo A, enquanto Moçambique, como segundo classificado, vai disputar o Mundial do Grupo B (Taça Intercontinental) e o Egito a Taça Solange.
As três competições vão decorrer em simultâneo entre 07 de 17 de julho, em Barcelona (Espanha), uma inovação da Federação Internacional de Patinagem, implementada desde a edição de 2017, na China, onde Angola obteve a sua melhor classificação de sempre, ao terminar no quinto lugar.
Por LusaDragões batem Juventude de Viana por 3-1
Águias batem Alenquer e Benfica por 9-0 na final
Vitória dos nabantinos por 3-2 no jogo de apresentação da equipa de Edo Bosch
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro